Oi Carlos.
Esse campo elétrico inicial não mudará seu valor (ão depende de Q inserido), mas a partícula com carga Q irá gerar um outro campo elétrico. Estes dois campos elétricos irão interagir entre si e produzirão um campo elétrico resultante.
Vamos supor que o campo elétrico inicial foi produzido por algum corpo A. Dizemos que o corpo A produz um campo elétrico em algum ponto P e em todos os outros pontos nas vizinhanças. Esse campo elétrico está presente no ponto P mesmo não havendo nenhuma carga em P; isso decorre somente da existência da carga sobre o corpo A. Quando uma carga Q é colocada no ponto P, ela sofre a ação da força elétrica F. Portanto o campo elétrico serve de intermediário para comunicar a força que A exerce sobre Q. Visto que a carga Q sofre a ação da força em qualquer ponto nas vizinhanças de A, o campo elétrico produzido por A está presente em todos os pontos ao redor de A.
De modo análogo, podemos dizer que a carga Q produz em torno dela um campo elétrico e que esse campo exerce sobre sobre o corpo A uma força elétrica -F. Para cada força (a força de A sobre Q e a força de Q sobre A), uma das cargas cria um campo elétrico que exerce uma força sobre a outra carga.
Esse efeito é uma interação entre dois corpos carregados. Uma única carga produz um campo elétrico no espaço de suas vizinhanças, porém esse campo elétrico não pode exercer força resultante sobre a carga que o criou; ou seja, um corpo não pode exercer uma força resultante sobre si mesmo. (Se isso não fosse verdadeiro, você poderia dar um pulo até o teto simplesmente puxando o teu cinto para cima!)
Então, a força elétrica sobre um corpo carregado é exercida pelo campo elétrico produzido por outros corpos carregados.
Espero ter ajudado.