Imagine que seu professor de Ciências proponha o seguinte experimento: -“ Um aluno A patinador, mantendo seus dois braços esticados, fica entre dois outros alunos B e C. O aluno B puxará o aluno A, pelo braço direito, com uma força de intensidade FBA. Ao mesmo tempo, o aluno C puxará o aluno A, pelo braço esquerdo, com uma força de intensidade FCA.” Com base nas Leis de Newton, responda as questões abaixo:
1.As forças de intensidade FBA e FCA constituem um par ação-reação? Justifique.
2.Qual será a intensidade da resultante das forças aplicadas em A caso FBA = FCA = 10 N? Se o aluno A estiver inicialmente em repouso, para aonde ele se movimentará? Justifique
3.Qual será a intensidade da resultante das forças aplicadas em A caso FBA = 18 N e FCA = 12 N? Se o aluno A estiver inicialmente em repouso, para aonde ele se movimentará? Justifique
A terceira lei de newton diz que para toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e SENTIDOS OPOSTOS.
1 - Como as forças FBA e FCA tem o mesmo sentido, não correspondem a um par ação-reação
2 - Intuitivamente a gente pensa que a resultante das forças será igual a 20N, porém como são exercidas em pontos diferentes(em cada braço), elas vão permanecer paralelas, logo a força resultante será igual a 10N.
3 - Por fim usando subtração vetorial, temos que o vetor resultante será: Vr = (FBA) - (FCA) = 18 - 12 = 6N. Movimentando-se em direção a FBA.