No caso de ondas luminosas: como que existe o fenômeno da independência da luz se existe o fenômeno da interferência das ondas luminosas? Não consigo entender, porque para mim: ou elas se interferem, ou são independentes. Como que existe um fenômeno se o outro ( que fala o contrário ) existe também? Alguém pode me explicar? Obrigada!
Bom dia Isabela.
O princípio da independência dos raios luminosos diz respeito à trajetória destes: dois raios luminosos, ao se cruzarem, seguem suas trajetórias retilíneas como se nada tivesse acontecido. O que não impede que haja uma interferência na intensidade deles nos pontos de encontro. Então os dois princípios funcionam da seguinte forma: se temos dois raios luminosos se cruzando, a trajetória deles vai ser a mesma que seria sem a presença do outro, porém no ponto de interseção pode haver uma modificação da intensidade (interferência) de forma construtiva ou destrutiva, mas assim que a onda passa por essa interseção, ela segue como se nada houvesse acontecido (independência).
Olá Isabela
Vou lhe mostrar uma analogia que talvez deixe a situação mais clara a você.
Imagine que os raios luminosos sejam pessoas, assim você e uma amiga poderiam ser 2 raios luminosos.
Imagine que você deve ir do centro da cidade para sua casa, assim como sua amiga teria de ir do centro para a casa dela.
Concorda que se acaso vocês se encontrarem no meio no caminho, ocorrer uma intersecção, irá ocorrer alguma interferência, uma interação entre vocês, mas após esta interação ainda cada uma terá de seguir o caminho que precisavam.
Dessa forma os dois conceitos são corretos, a independencia do raio de luz, não exclui a interferência luminosa, no momento do encontro ocorre a interferência, mas logo após ambos os raios seguem os caminhos retilíneos esperados.
Att
Prof. Flávio