O bloco A de massa m=3,0 kg está apoiado num plano inclinado que forma um ângulo 0 em relacao a horizontal. o bloco A está na iminência de escorregar para baixo. Determine, nessas condicoes, o peso Pb do bloco B. O coeficiente de atrito estático entre o bloco A e o plano é=0,50. (Dados: Sen= 0,60, Cos = 0,80, g= 10 m/s2) Considere o fio e as polias ideais.
Preciso do cálculo para entender melhor como foi resolvida a questao. Ficarei agradecido com a ajuda
Olá jonas
poderia explica melhor como o bloco B esta ligado ao bloco A ? Do jeito que voce descreve seu problema fica a impressão que o bloco A esta sendo puxado por uma corda que desce do alto do plano inclinado e que a extremidade esta preso ao bloco B. É isso ?
Se for este o caso, decomponha a força peso em duas componentes: uma na direção do plano inclinado outra na perpendicular ao plano. a compoente que importa aqui é P*sen(angulo), que é igual a força normal N.
O objeito na eminencia de se deslocar significa que a força de atrito estática no objeto é máxima e igual em valor a força resultante paralela ao plano que é [ P*cos(angulo) - Pb ]. Neste caso podemos escrever que N*u = P*cos() -> P*sen()*u = P*cos() -Pb -> P*[sen*u -cos() ] = -Pb -> Pb = P/[ - sen*u +cos() ]. Agora é so fazer as substituir os valore e fazer as contas.
Abraço e bons estudos
Jones, é importante que você mostre a imagem relacionada à questão, pois é preciso saber qual é a configuração dos blocos A e B.
Jones, onde está o bloco b? existe uma polia e um fio?
Olá Jones.
Acredito que a questão seja algo assim certo?
Caso seja teremos que realizar o diagram de corpos:
Corpo A:
Temos que este corpo tem 4 forças sobre ele: Peso, Tração, Normal e Fat. Mas a força Peso temos de decompor em Px(na direção do plano) e Py( perpendicular ao plano de apoio) coloquei esta outra foto para você ver a direção das forças Px e Py.
Px = P.sen portanto: Px = 30.0,6 , Px = 18N
Py = P.cos portanto: Py = 30.0,8, Py = 24
dessa forma no corpo A, teremos a Tração(T ) na direção do fio e a Fat na direção do plano inclinado sentido para cima, infelizmente não estou conseguindo colocar a imagem aqui, mas aplicando a 2ª Lei de Newton considerando que os corpos estarão em repouso, não estão se movimento temos que Fr=0 desse modo:
T + Fat = Px , no caso Fat = N.u como estamos no plano inclinado N = Py dessa forma: Fat =24.0,5 , Fat= 12N
T +12 = 18
T = 6N
Corpo B
Temos as Força Peso vertical para baixo e Tração vertical para cima, como o corpo estará em repouso teremos:
T = Pb
6 = Pb
Pb=6N,
O peso do corpo B é 6N(600g de massa).
Espero ter ajudado
Att
Flávio F. Forner