Um capacitor esférico, com o espaço entre as placas preenchido por vidro, de raio interno e externo iguais a 1 e 2 mm, respectivamente, é carregado a uma ddp de 20 V. (0,5) – a) Determine a capacitância. (0,5) – b) Determine a carga do capacitor. (0,5) – c) Determine a energia armazenada. (0,5) – d) Determine a densidade de energia entre as placas. (0,5) – e) Determine o campo elétrico entre as placas.
Ola Angela,
Use a lei de gauss para dielétricos na região onde se encontra o vidro, construindo uma superfície esférica envolvendo a esfera interna. Uma vez calculado o campo elétrico, calcule a diferença de potencial entre ra=1 mm e rb = 2 mm. Em seguida, use a formula de capacitância. Vamos assumir que a carga elétrica nas cascas esferica sejam Q em ra e -Q em rb.
a) -> *E*4r² = Q² -> . Calculando o potencial : - > -> -> C = Q/V ->
Use os valores dados: ra= 1mm rb = 2mm. Você precisa procurar o valor da permissividade do vidro, provavelmente tem no livro didático usado na disciplina.
b) Uma vez calculado o valor de C, use a formula C=Q/V -> Q = C*V, usando o valor dado de ddp dado.
c) A energia armazenada no capacitor é dado por: sendo .
-> . Usando coordenas esféricas e levando em conta que o problema envolve apenas 'r' como variável, tem-se:
-> .
d) A densidade de energia é o valor calculado no item anterior dividido pelo volume. No caso, só o volume entre as placas, que é a diferença entre o volume da esfera maior menos volume da esfera menor.
e) Já respondida no item (a)
Espero que tenha ajudado, abraço e bons estudos