Bom dia! Gostaria de uma ajuda que talvez seja simples, mas não esteja sabendo pesquisar de acordo qual formula aplicar.
A situação é simples de entender. Pense num portão de aço, que tem 2 rolamentos num trilho de aço também. O portão pesa 300kgs e está apoiado sobre esses 2 rolamentos. Gostaria de saber qual formula devo aplicar para determinar qual a força em N que deverá ter para deslocar esse portão?
Eu vi uma formula mas não sei se está certo: T=P*v*Uc onde Tração = Peso * velocidade * fator de atrito cinético.
Nesse caso do exemplo daria uma tração de 105N? (T = 300 * 1,5m/s * 0,47) / 2 roldanas
Se puderem me dar um exemplo da formula, ai busco a solução nos casos de aplicação que me surgirem. Obrigado!
opa, boa tarde Alan!
Não entendi muito bem essa questão, mas seu pensamento está correto.
A ideia é a de que: se o portão está parado, então cada rolamento suporta 150 kg, e deve-se superar a força de atrito estático para poder movimentar esse portão.
A partir daí, a força diminui agora com o portão já em movimento, para uma força de atrito dinâmico.
Pelo visto a questão afirma que ele se movimento a 1,5 m/s, logo o atrito é dinâmico. A fórmula na verdade é (Força Normal*Fator de atrito) apenas, ou seja 150*0,47.
Abraços!
Olá, Alan
Refiz os cálculos com a fórmula apresentada e o resultado está correto. Porém, não encontrei em minhas pesquisas, consultando bibliografia referências em relação à formula que você mencionou.
Até por que dimensionalmente falando quando você multiplica massa por velocidade, você encontra momentum. Creio que há algo não explicado com essa fórmula.
Os coeficientes de atrito são adimensionais.
Precisaria haver maiores detalhes sobre a fórmula apresentada.
Em princípio, uma vez que o corpo venceu a fase de atrito estático, mantê-lo em movimento requer forças menores. Aparentemente o resultado está correto, mas a fórmula dimensionalmente está duvidosa. Tem de verificar se esse fator de atrito cinético é adimensional e se não, qual o dimensional dele.
Fico à disposição, prof. Eduardo. Abraço