Olá Luiz.
Não entendi qual a sua dúvida.
Além disso, a Terra não é plana, portanto, não podemos dizer que existe um limite de aplicação para isso.
Nos cálculos que envolvem trajetórias de aviões ou satélites as correções para a curvatura da Terra já estão inclusas.
Bons estudos.
Fico à disposição.
--
Prof. José F.
Existe um problema clássico que é o de determinar a altura de um monumento (pirâmides do Egito, por exemplo) utilizando a sombra do monumento no chão. Usamos o Teorema de Tales de Mileto para isso - foi Tales que usou esse método, justamente para determinar as alturas das pirâmides. Esse calculo é baseado no fato de que os raios de luz provenientes do Sol chegam à Terra em raios praticamente paralelos. Utilizamos uma haste de comprimento conhecido, colocado próximo ao monumento (prédio, muro, o que for) então mede-se AO MESMO TEMPO os comprimentos da sombra da haste e do monumento. A razão entre a altura e o comprimento da sombra é o mesmo para o monumento e para a haste, então com uma regra de três simples encontramos a altura procurada.
Isso funciona se a superfície for plana... P L A N A... portanto o modelo aqui é de Terra plana.
Quando é que isso deixa de funcionar ?
Quando a distância entre o monumento e a haste for grande demais... porque aí a curvatura da Terra vai ser relevante e a proporção direta deixa de existir.
Um experimento parecido com esse, utilizando duas colunas verticais e muito afastadas uma da outra, permitiu que Erastóstenes, lá na Grécia Antiga, calculasse o comprimento da circunferência da Terra.