Fórum de física 3

Se a carga no interior de uma superfície fechada for conhecida, mas a distribuição de cargas não for especificada, podemos aplicar a lei de Gauss para determinar o campo elétrico? Explique.... urgente

Jaime S.
Jaime
perguntou há 1 semana

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
Professor Renan M.
Respondeu há 1 semana
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida


Oi Jaime. Se vc tem uma superfície e sua densidade de carga não é especificada vc pode aplicar a lei de Gauss. Entretanto, neste caso é mais difícil solucionar a integral diretamente. O que seria útil fazer neste caso seria solucionar a equação de Poisson.

Agora, como vc disse que existe uma carga no interior, então deve-se compreender como as cargas da superfície vão se distribuir devido a influência da carga presente lá. Lembre-se da regra: q1+q2+...=0. Dessa maneira pode-se inferir como a distribuição de carga vai se dar na superfície. Em geral esse tipo de problema envolve geometrias simétricas, como uma esfera. Caso esta carga esteja no interior de uma casca esférica por exemplo, haverá tanto uma distribuição uniforme no interior da casca quanto no exterior, devido a esta carga na parte oca.

Espero que compreenda. Se caso permanecer a dúvida. Posso tentar explicar novamente.

Professor Alexandre L.
Respondeu há 1 semana
Jaime, caso permaneça dúvida como o professor colega explicou poste seu problema no tarefas, escolha o prazo e o preço que quer pagar e deixe o exercício disponível para um professor qualificado pegar.

Professores particulares de Física

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
14 avaliações
São Paulo / SP
Mestrado: Engenharia Eletrônica Unicamp (UNICAMP)
Física para Ensino Médio Física para Ensino Fundamental Física para Ensino Superior Física - Mecânica Termodinâmica Física para Pré-Vestibular Física para ENEM
Já dei aula para mais de 700 alunos particulares!!!! Eu sou formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela FEI em 2011 e mestrando em Semicondutores pela Unicamp desde 2012, além de ser formado em técnico em Eletrônica pela ETE GV em 2005, Dou aula desde 2009 em cursinhos de Enge ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 100 / aula
Conversar Whatsapp do professor Raphael R. Whatsapp do professor Raphael R. WhatsApp
Responde em 46 min
São José dos Campos / SP
Graduação: Logística (Fatec - SJC)
Ondas Física I Física - Mecânica Termodinâmica Física para Pré-Vestibular Cinemática Física Básica
Já dou aula de matemática em cursinho para pré-vestibular, venha aprender de verdade!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Gabriel S. Whatsapp do professor Gabriel S. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 min
3 avaliações
Belo Horizonte / MG
Graduação: engenharia de sistemas (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG))
Física para Ensino Médio Física para Ensino Superior Técnico em Física Física para Concursos Física para ENEM Física - vestibulares
Ministro aulas em Matemática, Física, Química, Informática, Engenharias, Inglês e Espanhol. Venha aprender e alcançar o seu objetivo ! Até breve !
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 70 / aula
Conversar Whatsapp do professor Alessandro A. Whatsapp do professor Alessandro A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 24 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa