Foto de Gabrielly D.
Gabrielly há 5 anos
Enviada pelo
Site

Garrafa amasssada.

Por que a garrafa amassa quando fica fechada com água dentro? É possível desamassa-la? Se sim, como?

Física
2 respostas
Professor Igor M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Igor

A garrafa amssa porque não é um selante perfeito, a água escapa e evapora por poros no plástico muito lentamente, o que desonfigura a pressão interior e dobra ela.
É possível desamassar abrindo e manipulando o plástico.

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Ronei M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Ronei

Olá Gabrielly,

A garrafa pode amassar toda vez que a pressão externa da garrafa for maior que a pressão interna. Agora, no seu problema, é preciso fazer algumas observações:

 - Se a garrafa estiver completamente cheia de água, vai ser difícil amassar a garrafa, porque a água pode ser considerada um fluido incompressível e, portanto, consegue manter o volume interno da garrafa mesmo com força externa.

- Se a garrafa não estiver completamente cheia e uma parte do seu volume interno por ocupada por ar ou alguma outra substância no estado gasoso que tenha, inicialmente, a mesma pressão externa, ela poderá ser amassada toda vez que a pressão externa ficar maior que a pressão interna, como quando a gente amassa uma garrafa, por exemplo. Isso pode acontecer uma vez que os gases podem ser considerados como fluidos compressíveis. O que pode ser feito pra evitar que isso aconteça é injetar um gás pressurizado na garrafa, como é feito com as garrafas de refrigerante. Isso garante que a garrafa suporta melhor a ação de uma força externa e, consequentemente, vai ser preciso uma força bem maior pra amassá-la.

 Em relação a desamassar a garrafa, vai depender do que é chamado, na engenharia, de deformação do material. Se a deformação do material ainda está dentro de um patamar recuperável, em que não ocorre uma deformação permanente (também chamada de deformação elástica), pode ser possível desamassar a garrafa com uma carga aplicada no sentido contrário ou com o aumento proposital da pressão interna em relação à pressão externa, por exemplo. Contudo, se a deformação tiver ultrapassado esse patamar recuperável, em que começa a ocorrer deformações que são permanentes na estrutura (também chamada de deformação plástica), é não é mais possível tirar a marca de "amassado" da garrafa.


Espero ter ajudado! Fico à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Se tiver gostado da resposta, peço que curta a mensagem e marque como melhor resposta, isso ajuda a dar uma maior visibilidade ao meu perfil no Profes! 
Bom estudo!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa