UFSCar - SP) Três amigos, Antônio, Bernardo e Carlos, saíram de suas casas para se encontrarem numa lanchonete. Antônio realizou metade do percurso com velocidade média de 4 km/h e a outra metade com velocidade média de 6 km/h. Bernardo percorreu o trajeto com velocidade média de 4 km/h durante metade do tempo e a outra metade do tempo fez com velocidade média de 6 km/h. Carlos fez todo percurso com velocidade média de 5 km/h. Sabendo que os três saíram no mesmo instante de suas casas e percorreram exatamente as mesmas distâncias, pode-se concluir corretamente que: a) Bernardo chegou primeiro, Carlos em segundo e Antônio em terceiro. b) Carlos chegou em primeiro, Antônio em segundo e Bernardo em terceiro. c) Antônio chegou em primeiro, Bernardo em segundo e Carlos em terceiro. d) Bernardo e Carlos chegaram juntos e Antônio chegou em terceiro. e) Os três chegaram juntos à lanchonete.
Na parte do bernardo, eu posso dizer que o intervalo de tempo é DELTA-T-TOTAL/2? O enunciado diz que ele percorreu o primeiro trecho durante metade do tempo que ele usou para chegar na lanchonete, que seria o DELTA-T- TOTAL.
Olá, Vitor!
Sim, você pode fazer dt = dT/2. Com isso, encontramos:
Antonio:
4 km/h 6 km/h
l--------------l--------------l
x x
dT(Antonio) = x/4 + x/6 = 5x/12 = 25x/60
Bernardo:
4 km/h 6 km/h
l-------------------l---------l
y z
dt = dT/2 = y/4 = z/6
y + z =2x
Assim,
z = 3y/2 e 5y = 4x. Logo,
dT(Bernardo) = y/4 + z/6 = y/4 + y/4 = y/2 = 2x/5 = 24x/60.
Carlos:
5 km/h
l-----------------------------l
2x
dT(Carlos) = 2x/5 = 24x/60.
Assim temos: dT(Antonio) > dT(Bernardo) = dT(Carlos). Ou seja, Carlos e Bernardo chegaram juntos e Antionio chegou em terceiro. Item d.
Espero ter te esclarecido. Vamos marcar uma aula e dar aquele gás pro vestibular? Precisando, pode contar comigo!