Olá professores (a), boa noite, sou nova na plataforma e gostaria de agradecer a todos vocês por nós ajudarem nesse momento tão ruím, pretendo ser uma professora como vocês.
Um objeto é lançado obliquamente em um ângulo de 60 graus, com velocidade inicial de 10 m/s. Calcule a velocidade no eixo vertical após 50s do movimento. Considere que a aceleração da gravidade é de 10 m/s^2. Fico grata com qualquer ajuda e, mais uma vez, obrigada.
Boa noite, Vitória. Então, questões de lançamento oblíquo é conveniente dividir o movimento em dois, um no eixo horizontal x e outro no eixo vertical y. É possível por meio da trigonometria vizualizar que a velocidade inicial no eixo x é Vo*cos(theta) e a velocidade inicial no eixo y é Vo*sen(theta).
Dito isso, a velocidade inicial é:
Voy = 10 * sen (60°) = 10* ?3/2 = 10* 0,86 = 8,6 m/s
Em posse da velocidade inicial, podemos determinar o tempo de subida. Para isso, notemos que no ponto mais alto da trajetória, a velocidade vertical é 0, e usaremos a equação
Vy = Voy - gt (o sinal de menos é devido a aceleração da gravidade apontar para o sentido negativo do eixo y )
Sendo assim :
0 = Voy - gt --> -Voy = -gt --> (multiplicando os dois lados por -1) Voy = gt --> Voy/g = t --> 8,6/10 = 0,86
Como o tempo do movimento, dispensando o atrito, é o dobro do tempo de subida, uma vez que o tempo de subida e descida é o mesmo, o tempo do movimento total é de 1,72 segundos. Se o movimento acontece em um plano, aos 50 segundos o projétil já chegou ao chão e a velocidade vertical é 0
Olá Vitória. Como só tem aceleração na direção vertical (aceleração gravitacional) então você pode aplicar equações do MRUV na vertical para resolver teu problema. Se você escolher o referencial na qual o eixo vertical tem sentido positvo para cima a equação de velocidade fica:
Vy = V0sen(ø) - gt, então é só aplicar os valores.
Note: A velocidade tem que diminuir ao passar do tempo. O termo '-gt' faz esse "papel".