Sou autista e espero que não se incomode com minhas dúvidas, que podem parecer simples, mas são significativas para mim. Agradeço antecipadamente por sua paciência e atenção.
Dúvida: Você poderia me explicar, por gentileza, o lançamento vertical e a queda livre? Além disso me explique as fórmulas e quando são usadas? Esse assunto é muito complexo pra mim.
Muito obrigado!
Olá Willer, espero que esteja tudo bem com você!
Vamos lá...
O lançamento vertical é um movimento unidimensional no qual se desconsidera o atrito com o ar. Esse tipo de movimento ocorre quando um corpo é lançado na direção vertical e para cima. O movimento descrito pelo projétil é retardado pela aceleração da gravidade até que ele atinja a sua altura máxima. Após essa altura, o movimento passa a ser descrito como uma queda livre.
Para o lançamento vertical, utiliza-se as seguintes fórmulas:
Nas equações acima, Vy é a altura final atingida pelo projétil para um dado instante de tempo t. A velocidade inicial V0y é a velocidade com que o projétil é lançado, podendo ser positiva, caso o lançamento seja para cima, ou negativa, caso o lançamento seja para baixo, ou seja, a favor da gravidade. As alturas final e inicial do lançamento são chamadas, respectivamente, de y e y0. Por fim, g é a aceleração da gravidade no local do lançamento.
Queda livre
Quando um projétil lançado verticalmente atinge sua altura máxima, inicia-se o movimento de queda livre. Nesse movimento, o projétil cai em direção ao solo com aceleração constante. Para definirmos as equações desse tipo de movimento, é interessante definir um referencial favorável à aceleração da gravidade. Para isso, adotamos o sentido para baixo como positivo e consideramos que a posição inicial do movimento de queda livre é 0. Dessa forma, as equações para a queda livre tornam-se mais simples. Observe:
Nem sempre você precisará utilizar todas as fórmulas, vai depender de quais dados a questão lhe informar.
Espero ter conseguido te ajudar. Se ainda ficou confuso podemos marcar uma aula que te explico com exemplos mais didáticos.
Bons estudos!
Lançamento Vertical:
Um lançamento vertical ocorre quando um objeto é projetado para cima ou para baixo em relação à superfície da Terra, sem que haja qualquer influência horizontal na sua trajetória. A gravidade é o principal agente atuando sobre o objeto durante todo o movimento.
Queda Livre:
A queda livre é um caso particular do lançamento vertical em que o objeto é deixado cair a partir do repouso (ou é lançado para cima) e a única força que atua sobre ele é a gravidade, desprezando-se a resistência do ar.
Fórmulas:
Equação da altura (ou posição) em função do tempo:
Olá! Não se preocupe, nenhuma dúvida é boba. Bobo mesmo é quem não tira a dúvida.
Vamos falar sobre lançamento vertical e queda livre.
Imagina que você tem uma bola e decide jogá-la para cima. Isso é o que chamamos de lançamento vertical. Você está dando um impulso à bola para que ela suba contra a gravidade, que puxa tudo para o chão. Agora, se voce tem a mesma bola nas mãos e solta para ela cair no chão, temos o movimento de queda livre e, nesse caso, é só a gravidade que está agindo sobre a bola.
As fórmulas para o lançamento são as seguintes:
1) Altura máxima:
Onde h é a altura máxima que pode ser atinginda, v0 é a velocidade inicial do lançamento e g é a gravidade.
Nessa fórmula, podemos deduzir que, quanto mais força se faz pra jogar um objeto pra cima, mais rápido ele sobe, e mais alto ele chega.
2) Velocidade durante a subida
Aqui, temos que v é a velocidade naquele momento que estamos estudando, v0 é a velocidade inicial (no momento que o objeto começa a subir), g é a gravidade, e t é o tempo que pessou desde o lançamento.
Aqui, podemos ver algumas coisas legais: Se a gravidade não muda, e o tempo sempre vai aumentando, isso significa que, quanto mais o tempo passa, mais a velocidade do objeto que está subindo diminui. E, mais ainda, chega um momento que ele vai parar de subir, que é quando a velocidade será 0.
Agora vamos falar das fórmulas da queda livre:
3) Distância percorrida
Essa fórmula responde à pergunta: Passado um certo tempo depois que uma coisa comoeçou a cair, qual distância (d) ele percorreu?
4) Velocidade durante a queda
Aqui temos que a velocidade aumenta porque a gravidade vai puxando cada vez mais ao longo do tempo. E, por isso, ele fica cada vez mais rápido.
Espero que possa ter te ajudado!
Estou à disposição para mais dúvidas, caso precise.
Oi Willer, tudo bem?
O movimento de queda livre são objetos lançados no campo gravitacional que descrevem um movimento com aceleração constante e sem resistência do ar (ou resistência do ar desprezível). Se você já estudou o Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado, verá que as equações são idênticas, porém com uma pequena diferença: a aceleração é sempre na vertical e tem o valor constante de aproximadamente 10m/s².
As equações são as seguintes:
O sinal negativo indica que a aceleração está apontando para baixo em um referencial em que para baixo é negativo. Então, é preciso tomar um pequeno cuidado com esse sinal, pois dependendo do referencial, isso pode mudar.
A primeira equação diz respeito a velocidade final do corpo, que depende do tempo de queda (t) da aceleração da gravidade (g) e da velocidade inicial (V0).
A segunda equção nos fornece a informação da posição em função do tempo. A posição vertical (y) é dada pela posição inicial (y0) somada a velocidade inicial vezes o tempo (V0yt) menos a gravidade (g) vezes o tempo ao quadrado (t²) divido por 2.
Por fim, a última é conhecida como equação de Torricelli, que nos fornece a velocidade final ao quadrado (Vy²) em função da velocidade inicial ao quadrado (V0y²) menos duas vezes a gravidade (g) vezes o deslocamento (D).
As três equações combinadas nos fornecem a descrição de movimentos de queda livre. Dependendo da variável que queremos estudar, podemos escolher as equações e modifica-las ao nosso favor.
Para finalizar, entender as equações pode ser um processo complicado no início, mas quando você conseguir dar significados para elas e aplica-las na resolução de problemas, verá que elas apenas facilitam a nossa vida.
Espero que isso possa lhe ajudar um pouco. Bons estudos!