Usando a lei de Faraday, mostre que o campo elétrico em um capacitor carregado não pode cair abruptamente para zero conforme nos movemos perpendicularmente às linhas de campo e deixamos a região entre as placas.
Se o capacitor está carregado, então não temos corrente elétrica percorrendo o circuito e é um cenário eletrostático, portanto, sem presença de campos magnéticos.
Neste caso, a lei de Faraday irá nos dizer que o campo é conservativo: ou seja, que o trabalho realizado pelo campo elétrico sobre uma carga de prova vai ser o mesmo, não importa o caminho que você escolher.
Agora imagine dois caminhos:
Note que, no primeiro método, você tem como resultado E x L, ou seja, a diferença de potencial será dada pela intensidade do campo vezes a distância entre as placas. Já pelo segundo método, o campo e a direção em que se caminha jamais são paralelos entre si, portanto, não há trabalho realizado sobre nenhuma carga que realiza esse percurso.
Assim a gente obtém uma contradição, pois se o campo é conservativo, os dois caminhos deveriam dar origem à mesma diferença de potencial.
Conclusão: esta disposição de campo eletrostático é impossível.