(UNIFESP-SP) A Massa da Terra é aproximadamente 80 vezes a massa da Lua e a distância entre os centros de massa desses astros é aproximadamente 60 vezes o raio da Terra. A respeito do sistema Terra-Lua pode-se afirmar que :
a) a Lua gira em torno da Terra com órbita elíptica e em um dos focos dessa órbita está o centro de massa da Terra
b) a Lua gira em torno da Terra com órbita circular e o centro de massa da Terra está no centro dessa órbita
c) a Terra e a Lua giram em torno de um ponto comum, o centro de massa do sistema Terra-Lua, localizado no interior da Terra.
d) a Terra e a Lua giram em torno de um ponto comum, o centro de massa do sistema Terra=Lua,, localizado no meio da distância entre os centros de massa da Terra e da Lua.
e) a Terra e a Lua giram em torno de um ponto comum, o centro de massa do sistema Terra-Lua, localizado no interior da Lua.
Obs : Por que não pode ser a letra a)?
Não é a (a) porque pela 1 lei de kepler, a terra estaria em um dos focos e não no centro de massa. Se estivesse no centro de massa da terra, a órbita da lua seria perfeitamente circular.
Acredito que a confusão ocorreu porque a órbita da lua é quase esférica. Se você pesquisar a excentricidade dessa órbita, perceberá que é bem pequena, mas existe um valor!! Portanto, o foco pode até ser encontrado na terra, mas não no centro dela, talvez um pouco para direita, ou para esquerda....é sútil essa diferença
Espero que tenha ajudado.