Bom dia Eduardo, tudo bem?
Bom, como vc disse que está estudando esse assunto, vou aproveitar pra explicar alguns conceitos, antes da resolução de sua dúvida...
O movimento circular se refere a trajetórias circulares.
A velocidade angular (w) mede a rapidez com que é feito um percurso circular, ou seja a variação do deslocamento angular pelo intervalo de tempo. Dessa forma, temos:
w= variação angular/ variação de tempo
No SI, w é medido em radianos/ segundos.
Como 1volta circular tem 360°, o que equivale a 2? radianos.
Já a velocidade escalar se refere a rapidez com que se realiza a trajetória.
Como o percurso é um círculo, se a gente desenhar como uma linha contínua, teríamos a trajetória igual ao perímetro desse círculo, concorda?
Ou seja, temos que v= 2?raio/ variação de tempo.
Dessa forma, as duas grandezas se relacionam:
E, podemos dizer que:
v= wR
Sendo R: raio do círculo
Ou seja, depende do valor do raio da trajetória.
A título de conhecimento, olha só que incrível, comparando as duas, se um indivíduo dá 5voltas completas em um percurso, para o deslocamento angular ele percorreu só 2? radianos!!! Enquanto que para a trajetória retilínea é ele percorreu 5 vezes aquele perímetro, então seu deslocamento é de 10?R (5 vezes 2?R) e isso num mesmo tempo... Fez sentido?
Ok? Dito isso, vamos pra sua questão:
Bom pelo enunciado que você mandou, a pergunta é se é verdadeiro dizer que ele está girando e se a velocidade angular determina a rapidez com que ele completa o círculo e SIM, isso é verdadeiro! Mas faltam dados no enunciado, se quiser, me manda uma mensagem com foto do exercício e te explico melhor!!!
Aqui no quadro de resposta o Pi (pode ser considerado 3,14 nos vestibulares) está saindo como um símbolo de ?, Ok? Desculpe se isso gerou alguma dúvida!
Espero ter te ajudado, se restar alguma dúvida ou se quiser aprender um pouco mais sobre a matéria, é só me chamar! Até logo