Bom dia Carlos,
Primeiramente vou resolver o "verdadeiro e falso", sendo que apenas os falsos necessitam de justificativa (embora para alguns verdadeiros mais "complexos", eu também faça justificativa):
01 (F) O sentido convencional da corrente corresponde ao sentido do fluxo de eletrons no interior do condutor.
02 (F) Se juntarmos 1 trilhao de eletrons obteremos uma quantidade de carga superior a 1Coulomb.
Justificativa do errado: Sabemos que a carga pode ser mensurada por Q=n*e, sendo "Q" a carga, "n" o número de elétrons e "e" o valor corresponde à carga de um elétron. Assim, pelo enunciado, Q=1*10^(15)*1,6*10^(-19)= 1,6*10^(-4)=0,00016C; que é inferior à 1C.
03 (V) Quanto mais comprido for um resistor, maior sera a sua resistencia eletrica .
Justificativa do correto: Basta lembrarmos da relação R[resistência]= (rho*L)/A , sendo "rho" a constante de resistividade elétrica, o "L" comprimento do resistor e "A" a área da secção transversal. Como "L" é numerador, toda vez que há acréscimo nele, há acréscimo na resistência do resistor. Portanto, e
04 (F) Quanto maior o diâmetro (fio mais grosso) maior a resistência elétrica do resistor.
Justificativa do errado: Pela mesma relação que utilizamos no item (03), o "A" para fios com formato de um cilindro perfeito, temos que A= pi*r^2 (visto que a área da secção transversal de um cilindro perfeito é uma circunferência, imagine um cilindro deitado que a visualização fica mais fácil). Como "A" é denominador da relação, sabemos que, se ele aumentar, a resistência do resistor deve diminuir. Portanto, como há aumento do diâmetro, o raio também aumenta, provocando um "A" maior e uma resistência menor.
05 (V) Matérias bons condutores como os metais tem baixa resistividade elétrica.
Justificativa do correto: Aqui é um tema conceitual. Resistência elétrica, como o próprio termo anuncia, significa a capacidade e facilidade que um objeto tem de conduzir elétron. Borracha, que é um isolante (péssimo condutor), tem que ter alta resistência elétrica, para que o material "resista" mais à condução de elétrons. Metais, por sua vez, bons condutores têm que ter baixa resistividade elétrica, permitindo uma passagem mais fluida de elétrons.
06 (F) Quando mudamos a chave do chuveiro, da posição “inverno” para a posição “Verão” estamos diminuindo a resistência do chuveiro.
Justificativa do errado: Aqui o enunciado tem a ver com corrente elétrica e potência. A chave "inverno", quando queremos a água mais quente, é a chave de resistência curta da malha elétrica, ou seja, por ser mais curta, resiste menos à passagem de corrente elétrica e sabemos que Potência= R*i^2, sendo R a resistência e "i" a corrente, então temos uma corrente maior, provocando uma potência maior. No caso do "verão", quando queremos a água menos quente, o trecho de resistência é maior, portanto a corrente que passa é menor, provocando uma menor potência transmitida ao aquecimento da água.
07 (F) Para aumentar o aquecimento do chuveiro devemos usar uma “resistência” (espiral) mais comprida.
Justificativa do errado: Vide exercício (06); quanto mais curta for a resistência, ou seja, menor seu valor ôhmico, mais corrente circula e portanto, maior é a quantidade de calor gerado.
08 (F). Se trocarmos um pedaço de fio “bitola” 25 por um outro igual de “bitola” 50, sua resistência vai aumentar.
Justificativa do errado: Bitola é um termo que se refere ao diâmetro do fio, no caso 25mm e 50mm. Como vimos no (04), quando se aumenta o diâmetro, se aumenta o raio e, portanto, aumenta a área da secção transversal ("A"), tornando a resistência menor.
Agora vamos ao outro exercício:
1. Na tabela abaixo, relacione a coluna da esquerda (grandeza física) com a coluna do meio (descrição da grandeza física) e a coluna da direita (cientistas cujo sobrenome é a unidade de medida).
1. Carga elétrica. (2) Movimento ordenado de cargas elétricas
2. Corrente elétrica. (1) Propriedade física responsável pela eletricidade.
3. Tensão elétrica. (6) Grandeza física usualmente medida em quilowatt-hora.
4. Potência elétrica. (3) Resulta de diferença de carga nos polos/ terminais da fonte.
5. Resistência elétrica. (4) Taxa de consumo de energia do aparelho.
6. Energia elétrica. (5) Dificuldade que o material apresenta a passagem de corrente.
A coluna da direita:
(6) James P. Joule
(5) George S. Ohm
(2) Andre M. Ampère
(1) charles coulomb
(3) Alessandro volta
(4) James watt
-A coluna dos cientistas basta lembras a unidade de medida de cada grandeza física que é diretamente o sobrenome do cientista.
-Lembrar que energia elétrica se dá pela relação E= P*t, sendo "E" a energia, "P" a potência e "t" o período de tempo.
-Lembrar que tensão elétrica é medida em "V" (volts) e não é nada mais que uma diferença de potencial entre dois polos, seja de uma pilha, bateria ou malha elétrica.
-Lembrar que P=E/t , ou seja, a taxa de consumo de Energia dado um intervalo de tempo de uso.
Acho que isso é o mais importante de se lembrar e resolvi começar pelo segundo pois a maioria das explicações para o primeiro exercício estavam nele. Espero ter ajudado!