Durante a mudança para uma nova casa, o proprietário está empurrando uma caixa sobre o piso com velocidade constante. O coeficiente de atrito cinético entre a caixa e o piso é igual a 0,41. A força com que ele empurra a caixa está dirigida para baixo fazendo um ângulo Ɵ com a horizontal. Quando Ɵ é maior do que um certo valor, não é possível mover a caixa, não importando quão grande seja a força usada para empurrar a caixa. Determine o valor de Ɵ.
Olá! tudo bem ?
Resolvi todo o exercício passo a passo, aqui esta a resolução em imagem para melhor compreenção: https://ibb.co/WnzqSLJ
Para resolver esse exercício, deve-se levar em conta que a força de atrito(que "impede" o movimento da caixa) deve ser maior que a resultante( que move a caixa), sendo assim com Fat maior que Fr a caixa não se move independente da força.
O homem que move a caixa aplica uma força para baixo, e conforme o ângulo vai aumentando, mais para baixo essa força é aplicada. Chegando a um ponto que ele mais empurra caixa para baixo do que para frente ! Assim ela não se move.
Fazendo os cálculos, como descrevi na imagem, e analisando a tabela trigonométrica( https://matematicabasica.net/tabela-trigonometrica/ ), conclui-se que a partir de 51° graus(aproximadamente) ocorre esse fenômeno de não ser mais possivel movimentar a caixa, idenpendente da força.
Espero ter ajudado! Até !