Foto de Nathalia F.
Nathalia há 9 anos
Enviada pelo
Site

Minha dificuldade é realizar exercícios de Dinâmica.

Como por exemplo: Dois corpos A e B de massas Ma=2,0kg e Mb=8,0kg estao ligados por um ideal que passa por uma polia ideal, determine a aceleração dos corpos a intensidade da força de tração no fio que envolve a polia e a intensidade da força de tração no fio que sustenta o sistema.
Física Geral
2 respostas
Professor Antonio F.
Respondeu há 9 anos
Contatar Antonio
Bom, vamos lá! Não tenho o desenho, mas imagino que a polia esteja sendo sustentado por um fio e os dois corpos A e B estão em lados opostos na polia. Temos que separar os três corpos e analisá-los isoladamente para chegar à solução. Definimos como eixos coordenados o eixo x positivo apontando para a direita e o eixo y positivo apontando para cima. Corpo A Sobre o corpo temos apenas 2 forças atuando, o Peso PA e a Tração TA do fio que passa pela polia. Como o corpo A tem massa menor que o corpo B, o corpo A deverá subir, logo a força resultante FA será para cima, no sentido da tração T1. Logo, FA = TA – PA , ou seja, MA.a = TA – MA.g (equação 1), onde a=aceleração de A Corpo B Sobre o corpo temos apenas 2 forças atuando, o Peso PB e a Tração TB no fio. De maneira análoga ao corpo A, como a massa de B é maior que a de A, a resultante FB será para baixo, no sentido do peso de B. Logo, FB = PB – TB, ou seja, - MB.a = TB - MB.g (equação 2) Como a polia não sofre movimento, apenas os corpos A e B, e o fio que envolve a polia é ideal, então podemos concluir que TA=TB. Na equação 1 temos que TA = MA.a + MA.g. Substituindo TA (=TB) na equação 2, temos: - MB.a = (MA.a + MA.g) – MB.g - MB.a - MA.a = MA.g – MB.g - a.(MB+MA) = g.(MA-MB) a = g.(MB-MA)/(MB+MA) substituindo os valores, temos que a = 10.(8-2)/(8+2) = 6 m/s² A Polia Na polia temos 3 forças: TA (tração do fio em A), TB (tração do fio em B) e TP (tração do fio de sustentação da polia). TP aponta para cima. TA e TB, para baixo. Então TP = TA + TB ou TP = 2.TA Da equação 1 temos que TA = MA.a + MA.g = MA.(a+g) = 2.(6+10) = 32 N. (tração no fio que envolve a polia) TP = 2.32 = 64 N (tração no fio que sustenta o sistema). Espero ter ajudado. Não se esqueça de recomendar meu trabalho no site Profes.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Guilherme R.
Respondeu há 9 anos
Contatar Guilherme
Outra forma de pensar é ter em mente que a polia inverte o sinal da Força. Vamos tomar como referência o sentido da força peso do corpo B como positivo. Logo, a orientação da forças será: +Pb, -Tb, porém, para o corpo A, o sinais se invertem por causa da polia, assim: O Pa que tem o mesmo sentido de Pb(+) será -Pa, pois a polia inverte seu sinal. A mesma coisa acontece com Ta, terá seu sinal invertido e será +Ta. Assim sendo sabemos que Fr = m.a +Pb -Tb -Pa +Ta = (ma + mb).a 8.10 -Tb -2.10 +Ta = (2+8).a Como o fio é o mesmo em toda a sua extensão, podemos dizer que |Ta| = |Tb| = |T|, Logo: 80 - T - 20 +T = 10.a 60 = 10.a a = 6m/s² Para descobrirmos a tração no fio, vamos buscar a equação de um dos corpos separadamente, por exemplo o corpo B. Pb - T =mb.a 8.10 - T = 8.6 -T = 48-80 T = 32N Tração no fio que sustenta o sistema (Ts) será T + T, pois a tração está agindo em cada lado da polia. Ts = T + T = 32 + 32 Ts = 64N Esta é apenas mais uma forma de pensar o problema. Existem ainda outras formas ;) Espero ter ajudado, até a próxima.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa