Foto de Carol S.
Carol há 10 anos
Enviada pelo
Site

Não consegui resolver essa questão

Considere um lançador de bolinhas de tênis, colocado em um terreno plano e horizontal. O lançador é posicionado de tal maneira que as bolinhas são arremessadas de 80 cm do chão em uma direção que faz um ângulo de 30 graus com a horizontal. Desconsidere efeitos de rotação da bolinha e resistência do ar, a bolinha deve realizar uma trajetória parabólica. Sabemos também que a velocidade de lançamento da bolinha é de 10,8 km/h. Qual é o módulo velocidade da bolinha quando ela toca o chão? Se necessário, considere q a aceleração da gravidade seja igual a 10 m/s2 e que uma bolinha de tênis tenha 50 g de massa. A) 3 m/s B) 5 m/s C) 6 m/s D)14,4km/h E) 21,6km/h
Física Geral Ensino Médio Gravitação
4 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 8 meses

Para resolver essa questão, primeiro vamos converter a velocidade inicial de lançamento (10,8 km/h) para metros por segundo (m/s):

10,8 km/h=10,83,6 m/s=3 m/s

A velocidade inicial pode ser decomposta em suas componentes horizontal e vertical. Usando seno e cosseno a partir do ângulo de 30 graus:

  • Componente horizontal (v0x):
v0x=v0·cos(30)=3·322,598 m/s
  • Componente vertical (v0y):
v0y=v0·sin(30)=3·12=1,5 m/s

Agora precisamos calcular a velocidade da bolinha no momento em que ela toca o chão. Quando a bolinha atinge o chão, a componente vertical da velocidade é encontrada usando a equação da cinemática:

vy2=v0y2+2·a·h

onde: - vy é a velocidade vertical final - v0y=1,5 m/s (componente vertical inicial) - a=10 m/s2 (aceleração devido à gravidade, negativa porque atua para baixo) - h=0,8 m (altura inicial em relação ao solo, também negativa pois a bolinha cai para baixo).

Colocando os valores na equação:

vy2=(1,5)2+2·(10)·(0,8)

Calculando cada parte:

vy2=2,25+16=18,25

Assim, tirando a raiz quadrada para encontrar vy:

vy=18,254,27 m/s

Agora, para encontrar a velocidade total da bolinha no momento do impacto, utilizamos as componentes horizontal e vertical da velocidade. Como a componente horizontal não sofre variação (desconsiderando resistência do ar), temos:

vx=v0x2,598 m/s

Agora usamos o teorema de Pitágoras para encontrar a velocidade resultante:

v=vx2+vy2

Substituindo os valores:

v=(2,598)2+(4,27)2

Calculando:

v=6,747+18,25=25=5 m/s

Convertendo para km/h:

5 m/s=5·3,6 km/h=18 km/h

Esse resultado não existe nas opções. Vamos revisar se nosso cálculo confere. Ao revisar, a componente vertical foi calculada corretamente, mas quando considerarmos o total, devemos manter na unidade de m/s para comparar.

A resposta correta ao final deve ser de 5 m/s, que corresponde à alternativa B. Portanto, a resposta correta é:

B) 5 m/s.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Thiago V.
Respondeu há 10 anos
Contatar Thiago
Oi, Carol. Tudo bom? Esse é um exercício clássico de movimento balístico ou lançamento oblíquo. Nesse tipo de movimento composto, precisamos analisar o deslocamento, velocidade e aceleração da partícula ao longo da trajetória toda, em duas dimensões: horizontal e vertical. Na maioria dos casos, a aceleração gravitacional é a única agindo na direção vertical e não há aceleração na horizontal, como no seu exemplo em que há ausência de atrito com o ar e não há momento angular. Casos assim possuem MUV (Movimento Uniformemente Variado) na vertical e MU (Movimento Uniforme) na horizontal. Assim, a velocidade horizontal não se altera ao longo do trajeto e a velocidade na vertical é desacelerada quando a bolinha sobe e acelerada quando a bolinha desce. Vamos definir o sistema de eixos cartesianos com a origem no chão logo abaixo do lançador, com o eixo x sendo positivo para direita e o eixo y sendo positivo para cima. No instante inicial, a bolinha é lançada com uma velocidade V0 de 10,8 km/h ou 3 m/s a 30º com a horizontal. A velocidade pode ser decomposta nos seus componentes horizontal (V0x) e vertical (V0y). Nesse caso, a velocidade de 3 m/s é a hipotenusa de um triângulo retângulo em que os catetos são a componente horizontal e vertical. O ângulo da hipotenusa com o cateto horizontal é de 30º. As velocidades serão: V0x = V0 cos(30º) = V0 raiz(3) / 2 = 2,6 m/s V0y = V0 sen(30º) = V0 1/2 = 0,5 V0 = 1,5 m/s Sua bolinha é lançada com uma velocidade inicial de 10,8 km/h ou 3 m/s, desacelera na subida até o ponto de altura máxima e acelera na descida a partir do ponto de altura máxima. Quando a bolinha atinge a mesma altura do lançamento, o módulo da sua velocidade é o mesmo, ou seja, 3 m/s. Contudo, ela continua caindo e acelerando por mais 0,8 m até atingir o chão. Na vertical, então, a bolinha acelera até a velocidade de: Vy² = V0y² + 2 g h Vy² = (1,5)² + 2 * 10 * 0,8 Vy = 4,3 m/s Como a velocidade horizontal é a mesma no trajeto todo. O módulo da velocidade final será numericamente igual à hipotenusa do novo triângulo retângulo formado pelas velocidade horizontal e vertical: V² = Vx² + Vy² V² = V0x² + Vy² (Vx = V0x) V² = (2,6)² + (4,3)² V = 5 m/s (alternativa B) * Você não precisava ter "aberto" as frações e as raiz de três, como eu fiz. Chegaria ao mesmo resultado. Espero ter ajudado! Fique à vontade para marcar uma aula. Podemos explorar melhor esses conceitos e resolver mais exercícios. Se puder escolher minha resposta como a melhor, fico agradecido! Att., Prof. Thiago

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Felipe A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Felipe

imagem-branca-grande - DANNY EPI

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Marco S.
Respondeu há 1 ano
Contatar Marco Antonio

mande por tarefa

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa