Foto de Adenilson F.
Adenilson há 11 meses
Enviada pelo
Site

No exemplo 10.2 do Griffiths é usado a equação E(s,t)=-(del

No exemplo 10.2 do Griffiths é usado a equação E(s,t)=-(delA)/(delt) O campo elétrico é -(\mu _(0)I_(0)c)/(2\pi \sqrt((ct)^(2)-s^(2)))hat(z) Partindo da equação (1) chegue na equação (2).
Física Eletromagnetismo
3 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 11 meses

Para entender como chegar da equação E(s,t)=𝐀t até a expressão fornecida para o campo elétrico, precisamos considerar o contexto do problema, que envolve a utilização do potencial vetor magnético 𝐀. No livro do Griffiths, o exemplo provavelmente lida com uma situação específica de distribuição de corrente.

Aqui está um roteiro geral de como você poderia proceder para derivar a expressão do campo elétrico a partir de 𝐀:

  1. Defina o Potencial Vetor 𝐀: O potencial vetor magnético para uma configuração de corrente (como um fio longo) é conhecido. Geralmente, para um fio longo transportando uma corrente I0, ele pode ser expressado como:
𝐀=μ0I04π𝐉(r)|𝐫r|dV

Dependendo da configuração e da aproximação usada (por exemplo, fio muito longo, simetria cilíndrica etc.), 𝐀 pode assumir formas mais específicas.

  1. Utilize a Simetria do Problema: Se estamos lidando com uma corrente em um fio longo, a simetria do problema pode simplificar a forma de 𝐀. Muitas vezes, isso resulta em um potencial vetor dependente apenas da coordenada radial s e do tempo t.

  2. Derivada Temporal de 𝐀: Para encontrar o campo elétrico a partir do potencial vetor, você deve calcular a derivada parcial de 𝐀 em relação ao tempo.

E(s,t)=At
  1. Expressão para E(s,t): Substitua a expressão específica para 𝐀 derivada no contexto do problema. Dessa forma, assumindo que a derivada de 𝐀 resulta na expressão:
E(s,t)=(μ0I0c2π(ct)2s2)z^

Isso sugere que a configuração de corrente e a maneira como 𝐀 foi expressado no problema original levam a essa formulação particular do campo elétrico.

  1. Simplificações e Aproximações: É possível que o problema envolva simplificações ou aproximações comuns na física, como considerar apenas contribuições do campo dominante ou usar uma expressão aproximada para 𝐀 que seja válida apenas sob certas condições (por exemplo, grande distância da corrente).

Certifique-se de verificar o exemplo original no livro do Griffiths para garantir que todas as suposições e passos estejam compreendidos e corretos, pois cada situação pode ter peculiaridades específicas.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .

Envie sua pergunta

Professor Vinicius R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 meses
Contatar Vinicius
Ficou alguma dúvida?

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Eliézer M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 meses
Contatar Eliézer

se ainda tiver dúvidas basta me procurar

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar