Olá eu acabo de ver em um documentário, que o sol é uma estrela anã, então minha pergunta é como que ele abriga os planetas do sistema solar, particularmente sempre achei que ele era uma estrela muito grande e por isso acontecia tal ato mas não! E se ele pode fazer isso as outras estrelas anã também podem?
Olá, Yuri.
Pense no sentido em que o sol, como portador de um campo gravitacional, ele atrai matéria da sua vizinhança. Essa matéria atraida pode colidir com o sol ou entrar em órbita. Da mesma maneria que a Terra tem a lua e Júpiter tem seus 79 satélites, nada impede que uma estrela anã tenha planeta orbitando a sua volta. Tudo vai depender da probabilidade de ter matéria próxima.
Esperto ter ajudado.
Caro aluno, cada vez mais os cientistas tem encontrado registros astronômicos de planetas fora do sistema solar, isto é, orbitando outras estrelas que não o sol. É um fenômeno comum na natureza. Mesmo sendo uma estrala anã de quinta grandeza, ou seja, menor do que muitas outras, o sol é a estrela com a maior proximidade de nós. Muito, mas muito mais próxima que qualquer outra estrela - por este motivo, recebemos com maior intensidade sua luz, seu calor, seus raios UV e sua força gravitacional que prende os planetas do sistema solar em suas órbitas. Pense em algo muito iluminado, por exemplo, o Maracanã em dia de festa. É radiante! Agora imagine-se voando para cada vez mais alto, mais alto e olhando o Maracanã brilhoso de baixo. Cada vez que vc se afastasse, ele ficaria menor à sua vista, certo? Até parecer um pontinho. Da mesma forma, as estrelas que vemos de noite estão a muitos anos-luz (grandes distâncias) de nós - e, por isso, nós as vemos como pequenas, mesmo sendo maiores que o sol, às vezes. Muitas delas podem ter também seus próprios planetas orbitando em torno delas - esses planetas podem ser detectados por nós pela interferência gravitacional do planeta sobre a estrela ou pela mudança cíclica na luminosidade da estrela, que teria como causa um planeta orbitando-a e passando "em sua frente" em relação a nós. É um assunto absolutamente fascinante! Pesquise mais! ;)