Pergunta calculo de calor especifico

calcular a quantidade de calor necessária para fundir  completamente 10 g de gelo que se encontra inicialmente a -20ºc

Marcio R.
Marcio
perguntou há 3 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
3 respostas
Professor Cristiano A.
Respondeu há 3 meses
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
Q = m.c. DeltaT
Onde m é a massa do corpo em gramas, DeltaT é a variação de temperatura e c é o calor específico do gelo (ele deveria ter fornecido o valor, mas pode considerar 0,5 cal/g. ºC).
Cálculo do calor sensível para o gelo ir de -20º C a 0º C:
Q1 = 10. 0,5. (20) = 100 cal

Q = m.L
Onde m é a massa do corpo em gramas, L é o calor latente de fusão do gelo (ele deveria ter fornecido o valor, mas pode considerar 80 cal/g)
Cálculo do calor latente para derreter o gelo:
Q2 = 10. 80 = 800 cal
Somamos os valores Q1 + Q2 = 100 + 800 = 900 cal
Tenho vídeos sobre isso:
https://www.youtube.com/watch?v=LMYM_J6NOqc
Professor Sérgio V.
Respondeu há 3 meses
O enunciado está um pouco confuso, mas acredito que você esteja se referindo ao Calor Latente de Fusão. Basta utilizar a fórmula Q = m.L, onde Q é a quantidade de calor, m é a massa e L é o calor latente.
Assim, temos:
2000 = 200.L
L = 2000/200
L= 10 cal/g
Professor Luis G.
Respondeu há 3 meses
Olá Marcio.
O Calor, por definição, é uma forma de transferência de energia que altera a temperatura de um corpo. Quando a temperatura é transferida mas sem alterar o estado do corpo, usa-se a fórmula do calor sensível,
Q = m.c.DT ,
onde "Q" (em J) é a quantidade de calor transferido, "m" (em kg) é a massa do corpo, "c" (em J/kg.K) é o calor específico do material e "DT" (em K) é a diferença de temperatura no processo.
Já quando ocorre mudança de estado no corpo, usa-se a lei do Calor Latente
Q = m.L ,
onde "L" é o calor latente específico de cada substância.

Espero ter ajudado.
Bons estudos!

Professores particulares de Física

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
São José dos Campos / SP
Graduação: Engenharia Mecânica (UNICAMP)
Física - Aula particular Magnetismo Ótica Potência Mecânica Clássica Gravitação Trabalho
Professor de Exatas de Pré-Vestibular e Ensino Médio que torna o aprendizado muito mais natural. Quem disse que Exatas precisa ser difícil? Aprenda as matérias mais temidas da escola de maneira mais didática e intuitiva. Por trás das equações e fórmulas há sempre uma maneira mais prática e interessa ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Lucas G. Whatsapp do professor Lucas G. WhatsApp
Responde em 1 min
Goiânia / GO
Especialização: Física licenciatura (Universidade Federal de Goiás)
Ondas Física para Ensino Médio Física para Ensino Fundamental Física para Ensino Superior Magnetismo Física - Mecânica Física III
Aulas particulares de matemática, física e química para concursos, vestibulares e Enem. Todas as matérias pela rede de professores, nível fundamental, médio e superior. Tenho mais de 15 anos de experiencia em atendimentos com aulas particulares, sou formado na principal universidade de goias UFG ( U ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 65 / aula
Conversar Whatsapp do professor Rodrigo J. Whatsapp do professor Rodrigo J. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 34 min
Belo Horizonte / MG
Mestrado: Física (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Física para Ensino Médio Física - Vestibular Física - Concurso Física - Curso superior
Possuo experiência em Cálculo e Física para Ensino Superior e apoio a projetos.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Thiago F. Whatsapp do professor Thiago F. WhatsApp

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa