Imagine a situação: 2 blocos, A e B deslizam num plano inclinado ligados por uma corda (sendo B com uma massa maior do que a de A, e B também estando na frente de A nesse plano). Minha dúvida é: por quê não acontece de o B puxar o A e o A ter uma aceleração maior do que a de B, visto que o B tem um peso maior do que a de A ? Se tivessem o mesmo peso até entenderia, mas o B tem peso maior. Além disso, essas forças de tração são anuladas ? Se sim, como são ?
Bom dia, sempre que for resolver um problema de mecânica, saiba que deverá conhecer a segunda Lei de Newton. "O somatório de forças que atuam sobre um corpo é igual ao produto da massa pela aceleração." Se você aplica essa Lei, apenas ao longo do plano, terá uma força de tração na corda nula, se o sistema for livre de atrito. Então, a aceleração será g sen(theta). No sistema sem atrito, a aceleração do corpo não depende de sua massa. Refaça os cálculos colocando B atrás de A. Imagine qual valor vai encontrar? O mesmo resultado.
Espero ter ajudado.
Na verdade vc tem que tratar os dois blocos como um todo. Como um bloco somente. E entre os blocos isola-los para fazer o diagrama de forças.
Boa tarde!
Pelo que li no seu texto, está considerando um plano inclinado sem atrito e dois blocos A e B, interligados por uma corda, descendo por eles, sendo a massa de B maior que a massa de A.
Na figura, em anexo, posso mostrar a você o porque os blocos têm as mesma acelação.
Clique aqui para acessar a figura.
Espero ter ajudado!