As altas temperaturas deste verão fizeram com que muitas famílias recorressem a aparelhos de ar condicionado e ventiladores para amenizar o calor. O consumo de energia em todo o país cresce nos meses mais quentes devido ao uso destes equipamentos, por isso é preciso tomar algumas precauções para evitar sustos com a fatura de energia elétrica.
O diretor técnico da Companhia Campolarguense de Energia - Cocel, Carlos Conrado Krzyzanovski, explica que em períodos com temperaturas extremas – muito altas ou muito baixas – o consumo de energia é maior. “Historicamente os recordes de consumo de energia ocorrem nos meses mais frios, entre junho e agosto, devido ao uso de aquecedores – equipamento que está presente num grande número de casas do município. Mas o uso de aparelhos de ar condicionado – que era muito pequeno até poucos anos – vem crescendo e com isso com o consumo de energia também aumenta”, conta o diretor.
Krzyzanovski orienta os consumidores a verificarem a potência dos equipamentos antes de adquirir, para que tenham consciência sobre qual o consumo de energia e sobre quanto o uso vai impactar na fatura mensal: “tanto condicionadores de ar quanto aquecedores são equipamentos de grande potência, e quanto maior a potência maior o consumo de energia”.
Boa tarde, Pedro. Tudo bem?
A energia elétrica consumida é calculada pela seguinte fórmula: Econsumida = Potência . Tempo onde a sua unidade é o kWh, sendo assim , a energia consumida é diretamente proporcional a potência do aparelho, portanto, quanto maior a potência maior o consumo de energia. Mas, esse consumo também depende do tempo de uso do aparelho.