Foto de Julia V.
Julia há 7 anos
Enviada pelo
Site

Preciso e impreciso. exato ou inexato

preciso e impreciso. exato ou inexato como usar ?
Física
3 respostas
Professor Álvaro W.
Respondeu há 7 anos
Contatar Álvaro

 


Boa tarde Julia, tudo bom?

Esses termos são importantes na hora que estamos falando de ciência em sua prática, quando estamos medindo algo, e como tudo em ciência, uma medida só não vale nada, precisamos tomar como referência o conjunto de medidas

Exatidão se refere ao grau de concordância de um conjunto de medidas em relação ao que podemos chamar de valor verdadeiro.
Precisão é o grau de concordância entre uma medida e outra.

Por exemplo, digamos que eu fiz uma mistura de agua e açúcar e eu sei que coloquei, por exemplo, 10 gramas em 100 mL.
Agora vamos pegar aluno A e B.
Aluno A mediu varias vezes a concentração e chegou nos seguintes valores: 9, 7, 11, 13.
Aluno B mediu várias vezes a concentração e chegou nos seguintes valores: 12,9 13,2 13,1 e 12,8

Perceba que o aluno A foi impreciso, pois seus dados estavam todos dispersos, mas foi exato, uma vez que a média do conjunto de medidas dá exatamente o valor de referência.
O aluno B foi preciso, as medidas dele estavam muito próximas uma da outra, mas todas elas desviam do resultado real, então essas medidas estão inexatas.

Pense num alvo, daqueles que voce joga um dardo, ou atira uma flecha
Se todos os meus tiros foram consistentemente pra direita do alvo, num lugar muito específico, fui preciso, mas inexato.
Se todos os meus tiros formam um circulo praticamente perfeito em volta do centro do meu alvo, fui impreciso, mas exato.
Se todos os meus tiros estão todos dispersos e tem uma tendencia a se acumular em um canto específico, meu tiro foi inexato e impreciso. (memorias de quando tentei praticar arco e flecha)
Se todos os meus tiros foram certeiros no centro, fui exato e preciso.

Um detalhe importante é identificar o erro associado a cada um deles. 

 

Um conjunto de medidas imprecisas geralmente está associado a erros aleatórios, você não tá controlando bem os seus fatores externos do experimento. Na química,, por exemplo, quando você usa uma balança de precisão mas fica sambando perto dela. Não só a balança vai captar as trepidações como voce não vai conseguir medir nada direito, só Deus sabe que valor sua balança vai acusar. 

 

Um conjunto de medidas inexatas geralmente esta associado a um erro sistemático, por exemplo, você esqueceu de zerar a balança depois de apoiar o recipiente ali, então consistentemente suas medidas estarão desviadas, mas sempre associado à massa do seu recipiente

Espero ter ajudado e bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professora Christiane M.
Respondeu há 7 anos
Contatar Christiane

Cara Júlia, a diferença ente esses termos é um tanto sutil. Dizer que um valor é exato consiste quando você faz uma medição e encontra sempre o mesmo valor ou valores próximos, por exemplo, você mede a temperatura de um gelo e encontra valores próximos de 10 ºC. bom, sua medição está exata pois não encontrou valores discrepantes, ou seja muito diferentes uns dos outros (Erro baixo). Entretanto, suas medições não foi precisa pois todos sabemos que a temperatura de um gelo é em torno de º0 C. Isso ocorre quando você não tem certeza se seu equipamento está calibrado corretamente ou se as medições foram feitas sem interferência externa.

Um outro exemplo de interferência externa. Você sobe na balança para ver quandos kg é sua massa. E alguem coloca um objeto junto de brincadeira. O valor que você verá é exato pois o aparelho está funcionando perfeitamente entretanto o valor mostrado não será precisamente o seu peso. Será o do seu peso somado com o do objeto. 


Espero ter ajudado.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Rogério R.
Respondeu há 7 anos
Contatar Rogério
EXATIDÃO: de um instrumento está relacionada à capacidade de medir um valor o mais próximo possível do real. Uma balança pode ser muito precisa, mas não ser exata. Ela pode, por exemplo, fornecer sempre um valor de 115g para um objeto de 100g. PRECISÃO: de um instrumento é sua fidelidade às próprias medições. Por exemplo, se, numa primeira medição, uma balança mostra que determinado objeto pesa 100g, ela deverá apresentar valores muito próximos a esse em todas as demais medições do mesmo objeto. Se, numa segunda medição, a balança registrar 115g e, numa terceira, 95g, significa que ela não é precisa.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora