Foto de Jussara P.
Jussara há 4 anos
Enviada pelo
Site

Processos diabáticos

Segundo a termodinâmica e a caracterização da cinética dos gases, obtém-se a expressão PV=nRT. Essa fórmula caracteriza, idealmente, os gases que possuem uma composição pura, a pressão e a temperatura não extremamente altas, e que não possuam uma alta densidade. Além disso, assume-se que o gás está constituído por átomos pontuais, monoatômicos cuja energia cinética está diretamente relacionada com a temperatura. Dessa forma, mediante a expressão dos gases ideais, é possível descrever o comportamento do gás entre estados de equilíbrio quando variamos as três grandezas termodinâmicas que o caracterizam, sendo elas: a pressão, o volume e a temperatura. O gás experimenta uma expansão ou compressão súbita, como é o caso do processo adiabático, em que não há absorção ou rejeição de calor do gás para o meio externo. Segundo a primeira lei da termodinâmica, a quantidade de trabalho realizado sob o pelo gás é equivalente à sua variação de energia interna. Nesse contexto, compreendemos que a energia interna é a energia cinética do próprio gás. Com base no texto discorrido e nas noções a respeito da pressão e temperatura dos gases, responda: Por que nos processos adiabáticos experimentados pelos gases sempre haverá uma variação da temperatura do gás? Como repercute esse resultado sobre a pressão do gás?

Física Ensino Médio Geral Termodinâmica Ensino Superior Cinemática
1 resposta
Professor Flávio F.
Respondeu há 4 anos
Contatar Flávio

Olá Jussara, vamos lá

 

Em um processo adiabático, o gás não troca calor com o ambiente, dessa forma temos que Q=0, ao vermos o primeiro princípio da termodinâmica temos:

Q = W + DU ( o D seria o delta-> DU delta U - variação da energia interna)

na transformação adiabática:

0 = W +DU

W = - DU, no caso o trabalho corresponde a menos a variação da erngai interna do gás, isso representa que para o gás realizar trabalho ele irá retrirar a energia necessária da sua energia interna, por isso o sinal de menos. Ao reduzir a energia interna, lembre que é diretamente proporcional à temperatura, o gás irá reduzir a temperatura dele.

Por isso em uma transformação adiabática em que o gás realiza trabaho, expande ou aumenta seu volume, a temperatura do mesmo reduz.

QUanto à pressão temso de pensar na equação PV/T = PoVo/To, onde percebe-se que as mudanças em pressão, temperatura e volume estão relacionadas, perceba que se aumentarmos o volume, e reduzirmos a temperatura, para que o sistema seja verdadeiro terá de ocorrer uma redução da pressão do gás.

PV/T tem de ser uma constante, para que isso permaneça verdade ao reduzir a temperatura e aumentar o volume o gás também terá de sofrer uma redução da pressão interna.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, pode entrar em contato comigo.

 

Att

Prof. Flávio

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa