Entendo sua frustração, mas vamos tentar esclarecer os conceitos fundamentais para que você possa aplicar as fórmulas de cinemática corretamente.
Aceleração Média: A aceleração média é dada por , onde é a variação da velocidade e é o intervalo de tempo durante o qual essa variação ocorre. Isso só é aplicável quando você tem as velocidades inicial e final, e a aceleração é constante.
Problema do Toboágua: No exemplo que você deu, parece que estamos lidando com uma situação em que a aceleração devido à gravidade atua sobre a pessoa no toboágua. Se são dados apenas o deslocamento e o tempo, essa é uma pista de que a aceleração média não é o que se espera determinar diretamente apenas com .
Equações do Movimento Uniformemente Variado: Quando a aceleração é constante, podemos usar uma das três famosas equações:
(Função horária do espaço),
Como você mencionou, a aceleração foi calculada usando a função horária (), assumindo , o que faz sentido porque geralmente começamos do repouso nestes problemas.
Velocidade Média: Quando você calculou que , isso representa a velocidade média durante todo o percurso, não a velocidade final. A velocidade média em movimento uniformemente variado não te dá a aceleração diretamente.
Por que 9 m/s²?: Ao resolver com e , você pode isolar :
Esta é uma situação típica onde a aceleração é a da gravidade, se estivermos considerando um plano inclinado sem atrito.
Espero que isso ajude a esclarecer como abordar diferentes tipos de problemas de cinemática e aumente sua confiança na escolha da fórmula adequada!
É simples.
"Quando usar delta v por delta t?" Quando o movimento for UNIFORME, ou seja, NÃO HÁ ACELERAÇÃO. A velocidade é constante!
Problemas que envolvem aceleração, ou seja, SEMPRE que a velocidade mudar deverão ser resolvidos com fórmulas diferentes.
a = deltav/deltat
vf = vi + at
vf^2 = vi^2 + 2.a.deltaS (Torricelli)
deltaS = vi.t + at^2/2
Resolvendo a questão do "toboágua":
vi = 0
deltaS = 40,5
t = 3
a = ?
40,5 = 0 + a.9/2
a = 9 (aproximadamente)
Com o valor de "a" você pode achar a velocidade final.
Espero ter ajudado.
Núbia, boa tarde!
Como o problema disse que a pessoa desceu um toboágua, fica subentendido que a velocidade dela aumentou enquanto descia. Então você tem de usar formulas do MUV e não do MU (Movimento Uniforme)
Assim, temos que ΔS = at2/2 ==> 40,5 = a.32/2 ==> 81 = a.9 e a = 9 m/s2.
Por outro lado: (V + Vo)/2 = ΔS/Δt ==> (V + 0)/2 = 40,5/ 3 ==> V = 27 m/s (e não 26)
a =ΔV/Δt ==> a = 27/3 ==> a = 9 m/s2
Espero ter ajudado!!!
Para maiores informações, por favor, entre em contatyo pelo Whatapp (35)99905-1953
Boa tarde Núbia. Não sei quanto tempo vc lida com estas questões mas, em física, é assim mesmo. Com o tempo, resolvendo mais problemas e refletindo sobre o conteúdo físico, e isso sempre deve ser feito, creio que vc adiquirirá intuição. Em cinemática, vc pode usar qualquer uma das fórmulas que estão em quase todos os livros. A questão é: quais são as condições do problema. Veja que pelos dados informados, teríamos que supor movimento uniformemente acelerado(MUV), apesar dos movimentos, na natureza, serem muito mais gerais do que isso e há outras ferramentas matemáticas apropriadas para tais questões. Vou resolver de duas formas para vc ver, refletir sobre isso e notar que a definicão, a=Δv/Δt, pode ser quase sempre utilizada. Então, vamos lá:
1) Dados ΔS=S-S0=45 m Δt=t-to=3 s. Conforme vc anotou, a velocidade média no MUV, pode ser calculada por:
vm=(vo+v/)2, mas, no MVU v=v0+at, assim, vm=2vo+at/2, como, vo=0m/s, pois a pessoa psrtiu do repouso, temos vm=at/2. vm=ΔS/Δt=S-S0/t-to=S/t. Logo, S/t=at/2 ---> a=2S/t². Substituíndo os valores, temos, a=2*40,5/3²=9 m/s².
Veja que a velocidade já sairía de vm=v/2---> v=2vm=2S/t=2*40,5/3=27 m/s. A expressão que nos deu a aceleração, pode ser obtida de S(t)=S0+vot+1/2at², com S0= 0 m e v0=0 m/s.
2) A segunda forma vem da expressão de Torriceli , v²=v0²±2aΔs e de a=Δv/Δt=v/t. Como a> 0 m/s² e vo=0 m/s, temos, v²=2v/t---> v*(v-2s/t)=0 --> v=0 m/s é a velocidade inicial, ou v-2s/t=0 v=2s/t=2*40,5/3=27 m/s. Assim, a=v/t=27/3=9 m/s². Note que vc errou em 13,5=v/2 v=27 m/s, vc colocou 26 m/s.
É isso! Pense um pouco e qualquer coisa, fale comigo por aqui mesmo. Abçs!!