Dentro de um elevador existe um plano inclinado de um ângulo de 30° em relação ao piso do elevador. Coloca-se um bloco sobre o plano inclinado. Desprezando o atrito, determine o módulo da aceleração do bloco nos seguintes casos:
a) o elevador sobe com velocidade constante;
o elevador sobe com aceleração de 2 m/s²;
c) o elevador desce com aceleração de 2 m/s²;
Me confundi com essa questão por misturar o plano inclinado com o elevador, já sei que a aceleração é g-2 no item B e g+2 no item C, só gostaria de uma explicação desses valores. Aceleração resultante (?)
Não tenho dúvidas quanto ao item A. Desde já agradeço.
Olá, Pedro!
Boa dúvida. Vamos imaginar primeiro que não houvesse um plano inclinado. Quando o elevador está subindo com a = 2 m/s², temos a aceleração g para baixo e a aceleração de 2m/s² para cima. Sentidos opostos, a aceleração resultante = g-2.
Quando o elevador está descendo, temos duas acelerações para baixo (mesmo sentido), uma de g e a outra 2m/s². Mesmo sentido, somamos as acelerações, portanto, a = g+2.
Agora vamos ver essa questão do plano inclinado. Como não há atrito, a única aceleração que ele possui é a que está no eixo y ( para baixo), os valores que encontramos acima. (Caso tivesse atrito, teríamos uma força de atrito em x e outra em y, daí teríamos uma aceleração em x e outra em y.)
Para encontrar o módulo da aceleração, você precisa encontrar: . Como ax (aceleração em x = 0, o módulo da aceleração é igual a a y (aceleração em y).