Questao que nao consigo resolver

Se aqui na terra na gravidade eu lançar uma "corda" e um objeto no espaço na gravidade 0 e agarrasse nele como se fosse uma pesca, o que aconteceria comigo? Eu seria puxado pra fora da terra com o meteoro ou eu puxaria o meteoro pra terra?

Helyver M.
Helyver
perguntou há 1 semana

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Gustavo F.
Respondeu há 1 semana
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
As duas coisas. Um meteoro, de acordo com a nomenclatura que estou acostumado, é apenas o flash de luz emitido por meteoroides quando estes corpos queimam na entrada da atmosfera terrestre. Então, você não pode "laçar" um meteoro. Porém, você poderia laçar um meteoroide ou um asteroide ou qualquer outro corpo rochoso ou metálico se deslocando pelo espaço e deve ter sido esse o objetivo da sua pergunta. Nesse caso, esse corpo também está sendo atraído pelas forças da gravidade do sol, dos planetas, de suas luas e de eventuais outros corpos que estejam em sua proximidade. Ele, o corpo, como você, estão ambos sendo atraídos constantemente por forças de gravidade. O que o impede de cair em direção ao núcleo da Terra são as forças eletromagnéticas de repulsão entre o seu corpo e o chão. Porém, o corpo laçado está em alguma órbita complexa, em queda livre, até que é imposta uma tensão pela corda, com você puxando do outro lado (e o peso da corda sendo atraída pela gravidade também). Nesse momento a dinâmica dos 3 corpos acontece e a resposta que você deseja vai depender da massa (inercial-gravitacional) do asteroide e da sua. Geralmente a massa desses corpos são de várias toneladas e, portanto, você acabará sendo puxado violentamente e soltará a corda ou seus braços se arrebentarão, pois eles se deslocam muito rapidamente, várias vezes mais rápido do que a velocidade do som. A própria corda arrebentaria ou, com o atrito causado pela velocidade, se incendiaria e se desfaria em cinzas e você nem veria isso acontecer, tão súbito o "desaparecimento" dela. Digamos que essa ideia não é nada boa. ;)
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Caio O.
Respondeu há 1 semana
Quando você se conecta de forma a ficar ligado com um objeto com velocidade ocorre conservação de uma grandeza física chamada momento linear (quantidade de movimento) entre os instantes de "um pouquinho antes de agarra" e "um pouquinho depois de agarrar".
Nesse caso, deverá ser levado em consideração o movimento da terra e tudo mais. Contudo, para simplificar vamos considerar que você tenha massa m e esteja em repouso (Vi = 0) e o objeto esta com velocidade V´ e massa M. então por conservação de momento linear teremos:
Pi + P´= Pf
m.vi + M.V` = (m+M).Vf
O primeiro termo da equação acima é nulo porque você se encontra em repouso, no nosso problema simplificado, Então sua velocidade em conjunto com o objeto espacial capturado será Vf:
Vf = (M/(m +M))V`

Essa velocidade Vf é sua velocidade imediatamente após se agarrar no corpo viajante. Agora basta saber se essa velocidade é suficientemente grande para superar a atração gravitacional do planeta ou não.

Professores particulares de Física

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Limeira / SP
Mestrado: MATEMATICA (UFSCar)
Sou bacharel em Física pela USP, bacharel em Matemática pela UNESP e mestre em Matemática pela UFSCar. Dou aulas particulares há bastante tempo, principalmente para alunos do ensino superior (cálculos, geometria analítica, álgebra linear, geometria euclidiana, álgebra, análise, equações diferenciais ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Gustavo F. Whatsapp do professor Gustavo F. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Fortaleza / CE
Ensino Médio: Turma ITA/IME (Farias Brito)
Física para Ensino Superior Mecânica Geral Física para Ensino Médio Física para ENEM Física - Mecânica Física I Técnico em Física
Cursa Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará (UFC), com índice de rendimento acadêmico acima de 9. Trabalha com Modelagem Hidrológica na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Experiência prévia com aulas como voluntário dos projetos Fermat/Noic Medalha de Ouro na ...
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Luis F. Whatsapp do professor Luis F. WhatsApp
Responde em 1 h e 32 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa