Foto de Renan A.
Renan há 1 ano
Enviada pelo
Site

Um mol de um gás ideal monoatômico percorre o ciclo...

Física
1 resposta
Professor José F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar José Mário

Essa questão é meio difícil de explicar só pelo Tira-dúvidas, mas eu vou tentar dar um direcionamento. Para a solução completa, sugiro você solicitar uma aula na modalidade Profes Já. Esse tipo de questão você resolve fazendo uma tabela em que cada linha é uma etapa do ciclo, e as colunas são variação de energia interna, trabalho e calor. Ou seja, nesse seu exemplo, seria algo do tipo:

         

AB

BC

CA

E aí você vai brincando descobrindo cada um desses nove valores. Por exemplo, BC é uma transformação adiabática, então o calor dela é zero. AB é isocórica, então o trabalho é nulo, e o calor é ; aí usando primeira lei da Termodinâmica você já tira o também. CA é isobárica, então o trabalho é . E assim você vai prosseguindo, usando tudo que você sabe de Termodinâmica até preencher toda sua tabela. Depois que ela tiver toda preenchida, é só ir lendo o que está sendo pedido e respondendo de acordo com o que você tiver encontrado. Outras relações que você pode achar útil também são:

Espero que tenha ajudado. Se algum ponto da minha resposta você não entendeu, eu sugiro revisar com cuidado a teoria de Termodinâmica ou solicitar uma aula, para um professor poder te ajudar com mais detalhes do que é possível fazer aqui no Tira-dúvidas.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa