Foto de João M.
João Pedro há 8 anos
Enviada pelo
Site

Vácuo em um vaso de pressão

Minha dúvida é sobre vácuo. Tenho um vaso de pressão em que consigo obter vácuo. Possuo um Manovacuometro e nele confere a pressão de -0,8 Bar. Minha dúvida é: Como é a interpretação desta informação. Este -0,8 BAR é interpretado como a pressão negativa que está sendo exercida sobre meu equipamento? Ou a quantidade de vacuo? Tendo em vista 0.8 bar seriam 600 mmHg, um vácuo impossivel de se obter através de uma bomba mecânica. Como eu consigo (através de calculos) o valor do vácuo real que está dentro do meu equipamento? Por favor me esclareçam esta dúvida.
Física
2 respostas
Professor Peter A.
Respondeu há 8 anos
Contatar Peter
Olá João, creio que para este caso, o seu equipamento possui um valor de pressão de referência. Sendo assim, um valor negativo representaria um valor abaixo da pressão de referência, não significando que estaria abaixo do vácuo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professora Christiane M.
Respondeu há 8 anos
Contatar Christiane

Caro João, Se você está usando um medidor de pressão que depende do ar ventilado para análise, você concorda que se seu recipiente cheio de ar não "soprar no aparelho", esse não vai medir nada. A medição de -0,8 BAR indica que o aparelho forneceu ar para seu recipiente, o vácuo é a ausência de ar (gás) dentro de um recipiente. O ideal é que você usasse um manometro que é o medidor correto para determinar a pressão dentro de recipientes fechados. Assim a auseência de pressão caracteriza o vácuo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora