A velocidade linear é responsável para calcular o módulo da rapidez ou lentidão de uma partícula. Provavelmente pode ser chamado de velocidade tangencial ou velocidade escalar. Na velocidade angular podemos determinar a velocidade de giro em um movimento circular. A velocidade linear em um movimento circular será sempre o produto do raio pela sua velocidade angular. Verdadeiro ou falso?
Desculpe pela hora, mas esse assunto é complicado. Boa madrugada professores (a), aceito qualquer ajuda.
É verdadeiro. v = w*r, onde v = velocidade linear e w= velocidade angular.
Velocidade é um vetor, mas seu modulo indica a "rapidez" ou "lentidão" de uma particula.
A velocidade linear é sempre tangente a posição da particula, dessa forma, ela sempre aponta na direção tangente em um movimento circular.
Cadu, boa noite.
A dúvida surgiu, vc está certo em procurar ajuda para entender.
A resposta é VERDADEIRA, as afirmações contidas na assertiva que você apresentou são todas corretas.
"A velocidade escalar (ou velocidade linear) descreve a rapidez com que uma partícula percorre determinada trajetória. A velocidade angular descreve a rapidez com que uma partícula percorre determinado ângulo central de uma circunferência" (SOUZA, 2020) Disponível em <http://educacao.globo.com/fisica> acessado em 05/06/20.
E relacionam se como a seguir: V=?*R
onde V - Velocidade Linear ou escalar [m/s]
? - Velocidade Angular [rad/s]
R - Raio da circunferencia ou arco [m]
Bons estudos!
Favor avaliar esta resposta como a melhor irá me ajudar a pontuar no Profes.
Grato.
Verdadeiro, Cadu!
Em um movimento circular, a velocidade linear, também chamada de tangencial, é dada por: V = w*r, onde w é a velocidade angular e r o raio.
Em outras ocasiões, você pode se deparar também com um exercício que lhe informe apenas a frequência(f), mas lembre-se: w = 2*pi*f. Sendo assim, você terá também a velocidade angular.