Olá, ultimamente estou tentando melhorar as duas pernas no futebol pra tentar deixar as duas praticamente niveladas, conseguir usar as duas da mesma forma pra fazer a mesma coisa, conseguir driblar com as duas, chutar, passar, cruzar tudo de maneira o mais igual possivel nas duas, minha dúvida é como devo fazer o treino para isso, pois não posso só treinar a perna ruim por que se não eu não irei evoluir a perna boa, então minha dúvida é como devo fazer o treino, eu devo alternar entre as duas tipo treinar 5 dribles com uma e depois os mesmos 5 dribles com a outra e ir fazendo isso, ou treinar 10 minutos uma e depois 10 minutos outra, treinar uma em um dia e a outra no outro, qual seria a melhor forma de fazer este treino?
Olá, Carlos!
Que bom que você veio ao Profes.com.br!
Como você perguntou há 2 dias e ainda não teve resposta, vou me arriscar numa solução.
Não tenho formação em Educação Física, mas convivi com escolinhas preparatórias de futebol na minha adolescência.
De fato, é uma excelente ideia alternar entre as duas pernas nos exercícios, mas tente não se preocupar com "dribles", apenas, ok?
Procure trabalhar primeiro o domínio da bola e a condução.
No futebol de salão, uma das melhores maneiras de dominar a bola é apoiando o calcanhar e levantando a ponta do pé, para evitar que a bola passe reto.
Para a condução (no futebol de salão), convém praticar dois modos:
Espero que ajude!
César
Bom dia Carlos, sou Professor Evandro, ex-atleta, com formação em Ed. Física e Pós graduaçãoem Futebol e Futsal, td bem?
Em relação a sua dúvida, não há receita de bolo, cada pessoa se adaptará melhor a um tipo de treinamento, no meu entendimento. Mas, creio que o ideal seja fazer sequências de exerícios alternando a perna que realiza a cada passagem pelo exercício. Por exemplo, se vc coloca obstáculos a sua frente para desviar dos mesmos, o ideal é que vc faça primeiro com uma perna e depois a o mesmo exercício com a outra. Mas se deseja se aproximar mais da realidade do jogo, monte exercícios onde vc alterne a perna que realiza o desvio de acordo com o posicionamento do obstáculo, afinal no jogo, para vc antecipar a ação do marcador, muitas vezes vc terá que usar a perna que está mais próxima da bola. Já se o treino for de finalização (chute em gol), o ideal é chutar por um período de 5 a 10 minutos com uma perna e depois mudar para a outra perna. Agora se falarmos de condução simples, vc pode treinar arrastando a bola com uma perna e parando com a outra até chegar num ponto final, desta forma vc treinará a condução e o controle da bola com as duas pernas.
Claro que tudo que escrevi é dentro de uma subjetividade, pois não sei o seu nível com a perna que não é dominante, pois dependendo vc pode já desde o inicio dificultar ou não os exercícios.
Valeu, espero ter ajudado.
Abç.
Professor Evandro