Biologicamente falando, homens e mulheres possuem diferenças bem marcantes, tanto anatomicamente quanto fisiológica e geneticamente, o que caracteriza o “dimorfismo sexual”. De acordo com a apostila assinale a alternativa CORRETA sobre as diferenças genéticas e fisiológicas entre homens e mulheres.
a. Os atletas homens têm, além de estrutura corporal avantajada, altura, força física e de impulsão, capacidades pulmonar e cardíaca muito menores do que as das mulheres.
b. Alguns estudos mostram que além do sangue conseguir transportar menos oxigênio, cerca de 10% a menos que os homens, as mulheres têm a capacidade de detectar detalhes e estímulos rápidos que são importantes para as provas de automobilismo.
c. As vantagens físicas dos homens que passa a vida sob influência da progesterona, hormônio que age como um anabolizante natural, fazendo com que a massa muscular do homem, a velocidade, a força e a potência, entre outras características fisiológicas, sejam maiores que as da mulher.
d. As diferenças fisiológicas entre homens e mulheres são tão aparentes que nas provas de velocidade os recordes mundiais estão na casa dos 10% a favor dos homens, porém essas diferenças não são significativas em provas de longas durações como as maratonas onde as mulheres acabam se destacando.
e. O hormônio masculino está presente também no corpo feminino, mas, em média, homens produzem de sete a oito vezes mais testosterona do que mulheres. Desta forma, um homem que porventura acabe perdendo força, resistência e velocidade por questões hormonais, jamais deixará de carregar a herança de anos de crescimento com níveis masculinos de testosterona.
Creio que seja letra B, pois ao transportar menos oxigênio requer mais energia para exercitar, tendo um desgaste maior e, consequentemente, um desempenho um pouco menor.