A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.
Onde há ocorrência de clima árido e semiárido as plantas apresentam espinhos no lugar de folhas, como as espécies de cactáceas. Isso ocorre para diminuir a perda de umidade que acontece com o processo de evapotranspiração, dessa forma, a água fica armazenada mais tempo no interior do vegetal. Quando o clima é mais úmido temos a formação de floresta mais densas. Para se ter uma Ideia melhor basta analisarmos as regiões do Brasil, floresta amazônica clima úmido, região da Caatinga região mais árida.
https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/geografia/a-relacao-entre-vegetacao-clima-solo.htm
O clima atua como um fator de seleção natural das plantas que sobrevivem a ele (agindo como uma seleção natural) e tbm interfere na adaptação da planta. Alguma adaptações podem ser citadas como a cutícula que reveste as folhas grossas da vegetação do cerrado, a reserva de água nos cactos da caatinga, reserva de alimento (aminoácidos) na batata inglesa, influencia tbm na profundidade da raiz, mantendo a planta viva mesmo em períodos secos, favorecendo o rebrotamento quando incidência de chuvas. Essas alterações sofridas pela planta como o decorrer de muitos anos é passada para o material genético.