Foto de Kauany P.
Kauany há 5 anos
Enviada pelo
Site

Desigualdade entre países das américas

Como diminuir as desigualdades entre América Latina e Anglo-Saxônica?

Geografia Geral Regiões
2 respostas
Professor Nathan F.
Respondeu há 5 anos
Contatar Nathan

Boa tarde, Kauany!

Essa é uma pergunta que possui uma resposta bastante complexa, pois há diferentes explicações para sobre o que causou essa desigualdade e, portanto, diferentes propostas de solução.

Em geral, quem se posiciona à esquerda no espectro político defende que falta ação estatal para reduzir a desigualdade, seja através de medidas de redistribuição de renda ou de educação.

Já quem está a direita geralmente defende que falta liberdade de mercado para que as pessoas empreendam e conquistem um melhor padrão de vida.

Espero ter ajudado,

Nathan.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Millena B.
Respondeu há 5 anos
Contatar Millena

Olá, Kauany, tudo bom?

 

Bom, a desigualdade é algo bem complexo como o professor Nathan disse, pois envolve um contexto histórico, influência econômica, imigrações, entre muitos outros fatores. Em cada região específica há uma realidade diferente, por exemplo a desigualdade do Brasil é diferente comparado ao da Venezuela, comparado ao do México, pois cada país tem esferas sociais diferentes que representam o seu contexto histórico, social, econômico, político e afins. 

Ou seja, falar em reduzir a desigualdade em uma região é quase uma pergunta filosófica, o que não significa que é impossível, significa que não há uma resposta pronta, como em matemática. Envolve diversos setores de uma sociedade. O ideal é conhecer a realidade de cada região ou país e atuar para diminuir a concentração de renda, isso não significa que todos devem ter apenas uma renda com números iguais, essa já é um modelo político econômico, chamado socialismo. Diminuir a concentração de renda é fazer com que minorias, como negros, pobres, mulheres, tenham acesso a mais oportunidades do que a classe privilegiada, normalmente não minorias como brancos. Há um conceito chamado meritocracia, onde inclusive não funciona em um sistema desigual, porque em uma realidade desse parâmetro não há oportunidades para todos de forma igualitária, ou seja, há pessoas que não tem acesso a educação de qualidade e outra tem, ou seja o que deveria ser um direito de todos acaba sendo um privilégio para poucos, devido a desigualdade, entendeu? 

Então sabendo que em países desiguais há uma concentração de riqueza, não há oportunidades para todos, algumas pessoas irão conseguir ir para a faculdade, ter acesso a informação, a saúde, ter segurança pública, conhecer seus direitos, elas provavelmente terão dinheiro para suas necessidades básicas, enquanto outras que não tiveram acesso não terão, ou será uma caminhada mais difícil, já que essas duas pessoas não começaram a correr do mesmo ponto de partida. Por exemplo, a educação seria uma forma de redução das desigualdade, porque ela garante seu acesso a uma formação, e a um bom emprego, e a uma renda que garanta suas necessidades. Então um bom fator para diminuir as desigualdades presentes em um país seria a educação, pois ela leva a informação, a um salário, acesso a saíde, segurança e por ai vai. Ela é um ponto base de regulador para rumo a igualdade perante nações. 

 

Então, tecnicamente a educação é uma forma de diminuir a desigualdade da América Latina em comparação à Amperica Anglo-Saxônica.

Bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa