Porque em Atenas os imigrantes não eram aceitos?
Porque Atenas formou um tipo de democracia excludente onde somente filhos, homens, de atenienses e com mais de 18 anos poderiam particpar das discussões e decisões políticas. Os estrangeiros - metecos - possuíam o mesmo status de escravos e mulheres; porém, como a sociedade ateniense desfrutou de uma condição de grande deenvolvimento por causa do comércio e de sua condição de porto aberto, os metecos eram numerosos e importantes ára esta sociedade, usufruindo de alguns benefícios desde que não fossem da esfera política.
Olá, Adriana!
Fiquei um pouco confusa com a pergunta, então vou dividir em duas respostas:
Atenas da Grécia Antiga:
A sociedade ateniense era formada por 3 esferas sociais, basicamete: os cidadãos atenienses, os metecos (estrangeiros livres) e os escravos (gregos ou não).
Os metecos eram livres, porém não lhes era reconhecida a mesma cidadania dos atenienses, sendo uma parcela da população com empregos artesanais e braçais sem possibilidade de ascenção financeira ou social. Assim como aos escravos, estes não podiam participar da vida política da polis. Etretanto, com a expan são marítima e a abertura comercial, os metecos foram ganhando espaço e oportunidades de inserção em outras áreas de trabalho.
Atenas da Grécia Atual:
Atenas é rota de fuga de refugiados da Síria e do Afeganistão, assolados com a guerra no Oriente Médio. O governo local manifestou, várias vezes, preocupação com o número crescente de refugiados, defendendo e exigindo maior controle sobre a entrada de imigrantes, na maioria deles em situação ilegal, por recear piora em seu cenário sócio-econômico.