1. COMO AS MIGRAÇÕES CONTRIBUÍRAM PARA O CRESCIMENTO DA REGIÃO SUDESTE?
2. EXPLIQUE O QUE É HIERARQUIA URBANA.
3. FAÇA UM BREVE RELATO DO POVOAMENTO DA REGIÃO NORDESTE .
4. Na atual fase da urbanização mundial, podemos afirmar que os principais tipos de aglomerações urbanas atualmente existentes, ou seja, aquelas cidades que estão no topo da hierarquia urbana e que protagonizam a economia mundial são:
a) as cidades médias
b) as metrópoles
c) as regiões metropolitanas
d)as cidades artificiais tecnológicas
e) as cidades globais
5. Assinale a alternativa que não cita um dos fatores que contribuíram para a intensificação da urbanização brasileira ao longo do século XX: Assinale a alternativa que não cita um dos fatores que contribuíram para a intensificação da urbanização brasileira ao longo do século XX:
a) A revolução verde e o consequente processo de mecanização do campo
b) Execução de políticas públicas voltadas apenas para a população das cidades
c) Aumento das desigualdades e da concentração fundiária no meio rural
1) É importante ressaltar que a região Sudeste abriga o maior porto da América do Sul, o Porto de Santos. Esse foi um fator decisivo para a ocupação territorial dessa região, pois, antigamente, o trajeto entre os países ocorria pelos mares. Para além da importância em ressaltar que a colonização e a ocupação territorial ocorreram pelas faixas litorâneas e por conta desse fator que o Brasil possui alta concentração populacional em áreas litorâneas ou próximas ao mar. É preciso ressaltar, também, que a região Sudeste sempre recebeu investimentos diretos do Estado brasileiro para o desenvolvimento da agricultura e na hora de atrair indústrias. Portanto, os imigrantes serviram para contribuir na mão de obra da economia local.
2) Hierarquia urbana refere-se a influência de um determinado município em escala local, estadual, nacional e internacional. A cidade de São Paulo, por ser uma megalópole, portanto, a capital financeira do Brasil, abriga as empresas controladoras do capital nacional e internacional, exercendo, dessa forma, influência economica, cultural e industrial no restante do país. Em contrapartida, algumas capitais estaduais, como é o caso de Vitória, no Espírito Santo, possui uma influência local no restante do estado capixaba. Assim sendo, a hierarquia urbana é compreendida pelas zonas de influência dos municípios perante os outros.