Em junho de 2016, um referendo aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia, episódio que ficou conhecido como Brexit, em alusão à união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em inglês). Após longas negociações, a saída o Reino Unido efetivamente teve início em 2020.
Sobre as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia, assinale a alternativa correta.
Na República da Irlanda, o Brexit foi derrotado, causando problemas dentro do Reino Unido na questão da fronteira com a Irlanda do Norte.
Implicará a saída do Reino Unido da Zona do Euro e a volta da libra esterlina como moeda oficial e a saída do Espaço Schengen.
Foi decorrente de sentimentos xenófobos, aprofundados pelo desmonte do estado de bem-estar social, o sentimento globalista dentro do Reino Unido levou a população a acreditar na alternativa do Brexit.
O Reino Unido perdeu toda a representatividade nos organismos da União Europeia a partir de janeiro de 2020 e poderá fazer comércio com taxas diferentes das estipuladas pela União Europeia.
O Brexit se estabelecerá como zona de livre comércio, estreitando relações comerciais com os EUA, além de intensificar o comércio multilateral com países do Leste Europeu, como a Polônia e a República Tcheca.
Acredito que seja a opção "D"
O Reino Unido perdeu toda a representatividade nos organismos da União Europeia a partir de janeiro de 2020 e poderá fazer comércio com taxas diferentes das estipuladas pela União Europeia.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A - A República da Irlanda não faz parte do Reino Unido, logo está incorreta
B - A libra nunca deixou de ser a moeda oficial no Reino Unido (ele estava na União Européia, mas mantinha sua moeda)
C - O desmonte do estado de bem-estar social pode contribuir, mas o sentimento xenófobo é pouco relevante e o sentimento de globalização causaria o movimento oposto do Brexit acredito eu.
E - Isso pode ocorrer sim (maior oportunidade de novos acordos) mas a palavra Brexit não induz isso, o termo refere-se a saída do país da união européia, e não na realização de novas parcerias