Professor, prometo que essa é a última questão! kkk Obg por responder tudo até aqui!!
Questão 5 - Observe o mapa abaixo sobre os grandes fluxos migratórios no Brasil a partir de 1950. Caracterize o fluxo 1, indicando áreas envolvidas e o fator principal para ocorrência do fluxo migratório.
Fluxo 2 - O mapa mostra a migração ocorrida no inicio e meados dos anos de 1950 da população da região nordeste em direção a região norte, teve início a construção da rodovia Belém-Brasília, concluída em 1958. Surgiram os primeiros projetos de extração de minerais, como na Serra do Navio, no Amapá, onde começou a produção de manganês. A década de 1960 ficou marcada por um processo de integração nos moldes oferecidos pelos governos militares. A ocupação militar se fundamentou em políticas desenvolvimentistas de caráter nacionalista “integrar para não entregar” e soberania ocupação de áreas de fronteiras. Foram criadas instituições (bancos, superintendências) para gerenciar a ocupação da região, principalmente para exploração de madeira e minérios. Fluxo 1 - Ja o avanço para região sudeste se deu pelo fato da oferta de trabalho (sobre tudo no setor industrial) ser maior na região sudeste naquele momento do que na região nordeste e pela falta de toda infraestrutura imaginavel para aquela região tanto nas areas urbanas como nas rurais, apenas as grandes capitais nordestinas tinham tal estrutura, mas não abrigava a todos dai a saida era sair de sua região original e buscar trabalho nas grandes cidades da região sudeste.
O fluxo migratório indicado pela seta 1 representa o da população do nordeste para o sudeste - principalmente os grandes centros (São Paulo e Rio de Janeiro). O fator principal do fluxo a partir de 1950 se deve ao grande e rápido desenvolvimento da indústria nacional no sudeste, com destaque para a região metropolitana de São Paulo. Com uma menor demanda de empregos no nordeste, devido a fatores como a mecanização da agricultura e a perda de relevência de importantes ciclos agrícolas do passado (como o da cana, por exemplo) a população nordestina migrou massivamente para buscar emprego onde a indústria estava se desenvolvendo, e por consequência oferecendo um alto número de postos de trabalho.