Vou abordar aqui tanto a questão do conflito por conta do independentismo na Europa quanto o conflito nacionalista , que estão interligaos: É excessivamente complexo falar do histórico porque depende do local em que você esteja referindo-se, mas, bem basicamente, as regiões tem em comum o fato de que um determinado grupo étnico tenha fixado-se nessas regiões primeiramente, com uma cultura própria, forma de organização própria, língua própria, etc. , e conforme os Estados nacionais na Europa começaram a formar-se na Europa - lembra-se que na Idade Média não havia um Estado nos moldes de hoje , mas, diversas regiões cada qual com um soberano - , o grupo que tinha maior poder econômico e militar optou por anexar esses territórios para formar o Estado nacional, o básico é isso, embora haja outros detalhes. A causa política remete a um ressurgimento da valorização cultural e étnica após, normalmente, períodos de grande repreensão política, por exemplo a renaixença quando pensamos na região da Catalunha. As causas econômicas estão centradas no fato de que entendem que essas regiões tem um peso significativo para a economia do país e não são tratadas de formas justas, ou seja, acabam tendo que "arcar" com custos de outras regiões , tendo pouco retorno, novamente cito o exemplo catalão. As causas culturais e etnicas são as mais fáceis de explicar, pois, uma vez que pertençam a grupos etnicos diferentes, sendo que, suas práticas podem ser totalmente diferente das do Estado-nação a qual pertençam - fundamentalmente a língua, que é o elemento cultural mais básico- , e levando em conta que, muitas vezes essas práticas são restringidas pelo governo nacional, haverá a reinvidicação por uma maior autonomia.
Há por outro lado a questão do etnocentrismo , desemprego alto e relações instáveis entre países diferentes, que passaram por um processo de povoamento parecido e que, a depender das condições sociais, políticas e econômicas
podem desencadear um conflito étnico. Seu histórico vem desde que os Estados nacionais se formaram e estes estados começaram a valorizar um sentimento cada vez maior de pertencimento a pátria e oposição aos que são diferentes, e com isso vem a disputa por territórios, aversão ao outro e entre outras coisas.