Como um país como o nosso , com um alto índice de desemprego é implantado no mercado mundial ? E como ele faz para não ser inserido na '' globalização perversa '' Porque de acordo com o número de empregos subindo , a economia vai crescendo juntamente , se isso não acontece , como fica o nosso pais nessa situação Eu sei que a economia do brasil gira em torno das áreas agrarias e agronegócios , chega a ser 26,6% de acordo com o PIB , mas a maioria da população não trabalha com o agro , e sim são vendedores, comerciantes e etc, gerando uma % bem baixa em relação a outras áreas
Boa noite! O Brasil é um país industrializado subdesenvolvido, porque faz parte de um grupo de poucos países com um parque industrial diversificado e tecnologicamente desenvolvido, porém não é competitivo em comparação aos principais países capitalistas centrais. Dessa forma, o Brasil se insere no mundo moderno globalizado ativamente, mas o seu papel é secundário, visto que sofre a concorrência de países com parques industriais bem mais desenvolvidos, como Japão, Alemanha, França, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Finlândia, Suécia e outras potências comerciais e tecnológicas. Isso significa, que na divisão internacional do trabalho, nosso país continua exportando bens primários, de menor valor no mercado internacional e comprando bens industrializados, ou tecnologia, de maior valor, gerando, desse modo, um ‘deficit’ na balança comercial. Apesar dos investimentos em tecnologia efetuado nas últimas décadas no setor tecnológico para superar esse atraso, ainda falta muito para percorrer e igualar nações como China e Índia, por exemplo, que também têm sérios problemas sociais como o nosso país.
Para ser inserido no mercado mundial e reduzir o índice de desemprego, o Brasil pode investir em diversas estratégias. Algumas delas incluem:
Para evitar ser inserido na "globalização perversa", o Brasil pode adotar medidas como:
O Brasil enfrenta um paradoxo econômico: é um grande player no mercado global, especialmente no agronegócio e na exportação de commodities, mas ao mesmo tempo sofre com altas taxas de desemprego e informalidade, o que o coloca em uma posição vulnerável na economia mundial.
O Brasil se insere na economia mundial principalmente por meio de:
???? Exportação de commodities – O agronegócio, a mineração e o petróleo são pilares da economia brasileira, representando uma parte significativa do PIB e das exportações.
???? Indústria e manufatura – Embora tenha perdido competitividade nos últimos anos, o Brasil ainda tem setores industriais importantes, como o automotivo, aeronáutico (Embraer) e farmacêutico.
???? Setor de serviços – A maior parte dos brasileiros trabalha no setor terciário (comércio, tecnologia, turismo, saúde, educação), que também atrai investimentos e movimenta a economia interna.
A “globalização perversa” se refere à participação desigual de países no mercado mundial, onde alguns crescem e se beneficiam, enquanto outros são explorados ou ficam vulneráveis. Os riscos para o Brasil são:
? Dependência de commodities – Exportar apenas matérias-primas sem investir em tecnologia e indústria limita o crescimento econômico.
? Desemprego e informalidade – Se a economia não diversifica e não gera empregos de qualidade, cresce a informalidade, com trabalhadores sem direitos ou estabilidade.
? Baixa inovação tecnológica – Países que investem pouco em inovação acabam dependentes de tecnologias estrangeiras e perdem competitividade.
Para evitar essa inserção desigual na globalização, o Brasil precisa:
? Diversificar a economia – Investir em tecnologia, indústria e serviços para reduzir a dependência de commodities.
? Melhorar a educação e qualificação – Profissionais mais capacitados aumentam a produtividade e criam novos setores de trabalho.
? Apoiar pequenas e médias empresas – Fortalecer o comércio interno gera mais empregos e reduz a desigualdade social.
? Investir em infraestrutura – Melhorias em transporte, logística e conectividade ajudam empresas a competir melhor no mercado internacional.
Se a economia não cresce de forma sustentável e o desemprego continua alto, o Brasil pode enfrentar:
???? Redução do consumo – Com menos pessoas empregadas, há menos dinheiro circulando na economia.
???? Aumento da desigualdade – A informalidade e os baixos salários aprofundam as diferenças sociais.
???? Fuga de talentos – Jovens e profissionais qualificados podem deixar o país em busca de melhores oportunidades.
O Brasil tem potencial para crescer além do agronegócio, mas para isso precisa apostar em tecnologia, inovação e educação, garantindo uma economia mais diversificada e resistente às crises globais.