É correto dizer que quando estamos no ápice do verão no Hemisfério Sul, estamos no ápice do inverno no Hemisfério Norte?
Sim, pois no momento que passamos pelo verão no Hesmifério Sul, é inverno no Hemisfério Norte, porém muito cuidado com a palavra ápice, ela denota algumas variantes como regionalização climática, altitude, latitude geográfica e fenômenos regionais de maritimidade e continentalidade, mas no geral SUA AFIRMAÇÃO ESTARIA CERTA!
Sim, é correto. Quando estamos no verão no Hemisfério Sul, estamos no inverno no Hemisfério Norte, e vice-versa, devido ao fato de que a Terra está inclinada em relação ao seu eixo. Isso faz com que as estações do ano sejam opostas nos hemisférios.
Exato, Allan. Quando o hemisfério Sul está no verão, o hemisfério Norte está no inverno.
Sim Allan, podemos afirmar sim, isso se deve ao eixo de inclinação da Terra que é perpendicular a sua órbita, este eixo imáginário atravessa o planeta nos pólos geográficos, a Terra gira ao redor desse eixo (rotação) ao mesmo tempo em que gira ao redor do Sol em sua órbita (translação) e estes movimentos ocorrem de maneira regular, o que explica a proporcionalidade inversa dos solstícios de inverno e verão, que você chamou de ápice.
Sim, está correto!
Quando estamos no ápice do verão no Hemisfério Sul (por volta do solstício de dezembro, entre os dias 20 e 23 de dezembro), o Hemisfério Norte está no ápice do inverno.
Isso acontece porque a inclinação da Terra em relação ao Sol faz com que cada hemisfério receba mais ou menos luz solar ao longo do ano.
Verão no Hemisfério Sul (Dezembro – Março) ? O polo Sul está inclinado em direção ao Sol, recebendo mais radiação solar.
Inverno no Hemisfério Norte (Dezembro – Março) ? O polo Norte está inclinado para longe do Sol, recebendo menos luz e calor, resultando no frio intenso.
O mesmo acontece ao contrário: no ápice do verão do Hemisfério Norte (junho), o Hemisfério Sul está no inverno.