Indicadores sociais

Qual é a diferença entre a Renda Nacional Bruta(utilizada como um fatores para mensurar o IDH) e o Produto Interno Bruto?

Marcelo Canabrava
Marcelo
perguntou há 1 mês

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
Professor André S. Coura
Respondeu há 1 mês
Boa tarde Marcelo.

O PIB é toda riqueza gerada por uma localidade (e que fica nessa localidade) em um certo período.

O PNB é toda riqueza gerada por uma localidade, considerando importações e exportações, em certo período.

O PNB = PÌB - RLEE

em que RLEE é a renda líquida enviada ao exterior.

Mais esclarecimentos podem sem encontrados em:

https://brasilescola.uol.com.br/economia/qual-diferenca-entre-pib-pnb.htm
Professor Caio Franco
Respondeu há 1 mês

Marcelo, vamos lá:

PIB (nominal) = tudo o que é produzido dentro das fronteiras de um país em um ano (Brasil 2 trilhões de dólares)
PIB (PPP) = tudo o que é produzido dentro das fronteiras de um país em um ano em poder de paridade e compra (Brasil 3,2 trilhões em dólares ajustados)
PNB = tudo o que é produzido dentro das fronteiras de um país em um ano + as receitas das empresas de origem brasileira operando no exterior (o PNB também pode ser calculado em nominal e PPP).

PIB/PNB per capita (nominal)= PIB/PNB divido pela população de um país puramente em dólares americanos
PIB/PNB per capita (PPP) = PIB/PNB divido pela população de um país (levando-se em consideração o poder de paridade compra)

Os termos nominal e PPP são muito importantes no contexto econômico, pois enquanto este dá uma real dimensão da economia, demonstrando o que você pode comprar com uma certa quantidade X de dinheiro em determinado país, aquele só leva em consideração o mesmo valor X divido pelo câmbio com o dólar americano.

Exemplo: (dólar vale 4 reais)

Em valor nominal: Um caixa de supermercado americano ganha 2000 dólares e com isso paga aluguel, supermercado, conta de luz, além de conseguir guardar 200 dólares para pagar outras contas.
Em valor nominal: Um caixa de supermercado brasileiro ganha 500 reais e com tal valor mal paga seu aluguel (CENÁRIO IRREAL, pois ninguém ganha um salário desses) - U$2000/4 = R$500
Em valor em PPP: Um caixa de supermercado brasileiro agora ganha 1250 reais (dólares ajustados) e com isso paga os mesmos serviços de aluguel, luz e supermercado, embora não sobre mais nada no fim do mês (CENÁRIO MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE)

Ou seja, o PPP demonstra a lógica de se ganhar e gastar na moeda LOCAL. Valores nominais não são muito importantes para se medir bem-estar social. Note que o cálculo em PPP é dificil de ser mensurado, pois leva em consideração uma estimativa do custo de vida (valores de produtos, serviços, etc.) e a média de salários de uma nação (renda média, salário mínimo federal, estadual, etc.)

Atenção: O IDH é medido pelo PNB per capita em PPP.

Lembre-se: indicadores sociais globais levam em consideração um valor em poder de paridade e compra. Valor nominal não é útil para se medir bem-estar; diria até equivocado. 

Espero ter ajudado!
Grande abraço!

Professores particulares de Geografia

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores