Boa noite! Estou com dúvida em relação à diferença entre metrópole e regiões metropolitanas - e a própria definição da primeira. Nos slides que uso como estudo afirma que "metrópole é: 2 ou mais municípios", convergendo com o livro, que diz "as maiores aglomerações urbanas têm sido legalmente reconhecidas como regiões metropolitanas, que também costumam a ser chamadas de metrópoles" - isto é, a metrópole seria um sinônimo de região metropolitana, em que há conurbação de municípios. Contudo, nos sites de modo geral, a metrópole é apontada como cidade principal, grande e importante, e essa, somada às cidades-satélites, seria a região metropolitana - o que faria sentido porque São Paulo é a Grande Metrópole Nacional. Qual seria a definição certa? O que são realmente as metrópoles? Muito obrigada!
Região Metropolitana é formada por um conjunto de municípios próximos entre si. Eles são integrados socioeconomicamente a uma cidade central, chamada metrópole (cidade que polariza uma complexa rede de municípios, concentra infraestrutura e atividades econômicas, exercendo grande influência sobre uma região). Por estarem tão próximos e interligados, os serviços públicos e de infraestrutura desses municípios devem ser planejados regionalmente.
Atualmente o Brasil possui 74 regiões metropolitanas.
O processo de união física entre duas ou mais cidades, causada pelo intenso crescimento urbano, eliminando a área rural que existia entre elas é chamado de Conurbação.
Olá Joliana,
Metrópoles são grandes aglomerações urbanas, grandes cidades, as quais exercem forte influência sobre uma área ao seu entorno e pode, também, alcançar cidades distantes.
Isto ocorre pela concentração de serviços, indústria, comércio, infraestrutura e outros elementos em seu espaço geográfico que as tornam centrais.
Este processo afeta as cidades-satélite, localizadas no entorno da metrópole. Deste modo, ocorre um grande fluxo de capital, mercadorias, pessoas e equipamentos entre as cidades-satélite e a metrópole, formando uma região metropolitana.
No Brasil, as duas metrópoles mais conhecidas são Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP, as quais polarizam suas regiões metropolitanas.
Vamos fazer uma atividade? Abrir o google maps na metrópole de São Paulo-SP, selecione o modo satélite, para visualizar a cidade como uma imagem aérea.
Em seguida, veja o limite do município de São Paulo com de Guarulhos, ou com o de Osasco. Ocorreu uma mescla desta mancha urbana, de modo que não se percebe a transição entre estes municípios. Isto é o que chamamos de cornubação. Ou seja, a influência da metrópole sobre as outras cidades da região metropolitana ocorreu de forma tão intensa, que a mancha urbana sestas cidades se uniu.
Cuidado com a pegadinha!
Somente as capitais dos estados podem ser metrópoles?
NÃO! No Brasil é isso que se observa. Belo Horizonte-MG é capital e metrópole e possui sua região metropolitana, o mesmo ocorre com Porto Alegre-RS, para citar mais 2 exemplos brasileiros. Porém, uma cidade global, mundialmente conhecida e uma das metrópoles de maior influência é Nova York-NY, que não é a capital do seu estado. A capital do estado de Nova York é a cidade de Albany. Nos EUA, a maior parte das capitais dos estados não são cidades de maior influência.
Ou seja, a metrópole não precisa necessariamente ser uma capital.
Espero ter sanado sua dúvida e me coloco à disposição, seja para te auxiliar com outros questionamentos ou para planejarmos teu processo de desenvolvimento na ciência geográfica.
Rodrigo
As metrópoles são cidades de grande porte que exercem influência econômica, política e cultural sobre outras cidades ao seu redor. Elas concentram infraestrutura, serviços, empresas e instituições que atraem população e investimentos, tornando-se centros de poder dentro de uma região ou até mesmo em nível nacional e global.
???? Exemplo: São Paulo é uma metrópole global, pois influencia não só o Brasil, mas também outros países na economia, finanças e cultura. Já Fortaleza é uma metrópole regional, pois exerce forte influência no Nordeste brasileiro.
? Alta densidade populacional
? Grande concentração de indústrias e comércios
? Infraestrutura avançada (transporte, comunicação, saúde, educação, etc.)
? Influência sobre cidades menores próximas (área metropolitana)
As metrópoles podem enfrentar desafios como crescimento desordenado, trânsito intenso, poluição e desigualdade social, exigindo planejamento urbano eficiente para manter a qualidade de vida da população.