As rochas sedimentares são as estratificadas de matéria orgânica, que foram sendo fragmentadas por se tratar de rochas que, formadas ao longo do tempo, foram sendo alteradas devido ao acúmulo de camadas residuais. Sua alteração é impactada pelos aspectos físicos, químico e biológicos. Seu maior impactos são devido a fenômenos naturais.
As rochas ígneas possui estrutura magmática de camadas rochosas originadas no núcleo da terra. Sendo o interior da terra extremamente quente, esta rocha possui estrutura inicialmente pastosa, passando por um processo de solidificação, compondo a formação de rocha terrestre.
As rochas metamórficas possuem capacidade de se transformar, modificando assim suas caraterísticas devido a interferencia de outras rochas. Sendo afetada pelos aspectos da temperatura e a pressão a qual é submetida, por não estar no seu local originário de formação. Esse processo de metamorfose, ocorre nas camadas terrestres e em regiões vulcânicas.
Existem 3 principais grupos de rochas que compõe a crosta terrestre do planeta que está constantemente em transformação, sejam por intemperismo ou seja a degração das rochas fisicamente, quimicamente e biologicamente, chamados de fatores exógenos, e os fatores construtores de relevos, a movimentos das placas e o vulcanismo, chamados de fatores endógenos, estes fatores formam os 3 tipos de rochas. As ígnes rochas formadas da solidificação e cristalização do magma na forma de lava, podendo ser de 2 tipos ígneas intrusivas(formas no interior da crosta) onde cristaliza lentamente formando grandes cristais e ígnea extrusiva( formada fora da crosta) onde cristaliza rapidamente e forma microcristais. As rochas metamórficas são rochas resultadas da alteração química, de pressão e temperatura das outras rochas, chamado esse processo de metamorfismo( meta= mudança e morfismo= forma ou seja mudança de forma) podendo ser de 2 tipos, o metamorfismo de contato ou regional. Já as rochas sedimentares é resultado de um processo chamado de intemperimo, onde a rocha é quebrada, trasportada para algum lugar pela força da chuva, do vento, do mar, rios e marés, onde vai ser depositado os sedimentos(rochas quebradas), e lá vai se juntar e criar camadas ou seja compactar ou cimentat formar as rochas sedimentares.
ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS
São resultantes do resfriamento do magma.
Intrusivas ou plutônicas
Formadas pelo resfriamento do magma no interior da Terra.
ex.: granito, gabro, feldspato
Extrusivas, efusivas ou vulcânicas
Formadas pelo resfriamento do magma na superfície.
ex.: basalto, andesito e riólito
A diferença textural entre as rochas ígneas intrusivas e extrusivas é bem nítida, pois as primeiras possuem resfriamento mais lento, o que lhes confere maior crescimento dos minerais, tornando-os facilmente visíveis.
No caso das rochas ígneas extrusivas, o resfriamento é mais rápido, impedindo um maior desenvolvimento de seus cristais, e 13 possuem, portanto, textura de granulação mais fina.
ROCHAS SEDIMENTARES
São resultantes da ação dos agentes intempéricos e da pedogênese.
As rochas sedimentares formam-se sobre uma rocha preexistente, que sofre a ação da água e do vento, sendo seus sedimentos transportados e depositados, dando origem à rocha nova.
Rochas sedimentares clásticas ou detríticas
São formadas pro partículas preexistentes e normalmente são reconhecidas por suas camadas horizontais, apresentando espessuras variáveis
ex.: arenito, argilito e conglomerado
Rochas sedimentares químicas
São originadas a partir da precipitação de radicais salinos resultantes de um processo de intemperismo químico.
São formadas quando o líquido (água) onde os sedimentos de rocha estão dispersos, se torna saturado.
As rochas químicas em geral formam cristais.
Ex.: calcário, calcita, aragonita, dolomita, estalactites e estalagmites
Rochas sedimentares orgânicas
Formadas por acúmulo de matéria orgânica, tais como restos de animais e vegetais que vão se acumulando em alguns locais, e através de grande pressão e temperatura resultam em rochas como o carvão mineral.
ROCHAS METAMÓRFICAS
São resultantes da transformação de uma rocha preexistente.
Esse processo ocorre a partir do aumento de temperatura e/ou pressão sobre a rocha.
ex.: quartzito, gnaisse, mármore e xisto.