Foto de Davi A.
Davi há 8 anos
Enviada pelo
Site

Olá. tenho uma dúvida sobre a indústria no brasil

Algumas fontes dizem que a indústria no brasil ganhou ''forma'' com a chegada da família real porém outras dizem que ela ganhou ''forma'' no final do século 19. E agora? Quem está certo e quem está errado? Grato se ajudar.
Geografia Brasil
3 respostas
Professora Yasmin L.
Respondeu há 8 anos
Contatar Yasmin Dias

A indústria brasileira se desenvolveu no século XIX, afinal, antes dessa data os produtos que aqui chegavam vinham de Portugal. No ciclo de café, com a Tarifa Alves Branco, houve o aumento das taxas alfandegárias de produtos ingleses para que a industrialização iniciasse por aqui. O café também trouxe a construção de ferrovias para o escoamento do produto, fato que desenvolveu ainda mais a indústria no país. Mas foi somente com a ascensão de Getúlio Vargas em 1930 e seu plano de substituição de importações que podemos observar um aumento considerável da produção interna (fortemente relacionada com a Segunda Guerra Mundial que ocorria no período, afinal, os países europeus não tinham como abastecer aqui). Logo, concluímos que sua real ''forma'' iniciou-se no século XIX e não com a chegada da família real. Espero ter ajudado, qualquer coisa estou por aqui. Abraço!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Ana F.
Respondeu há 8 anos
Contatar Ana Luiza
Oi, Davi! Tudo bom? Não há certo nem errado, ambas informações estão incompletas, veja só: enquanto colônia, exportadora de matérias-primas para Portugal, o Brasil era proibido de criar indústrias. Contudo, quando a família real se mudou para nosso território, em 1808, uma série de leis coloniais foram extintas, dentre elas, o alvará que proibia a industrialização. No entanto, a simples permissão não foi suficiente para estimular a industrialização do país, que continuou com uma economia agroexportadora. Dentre as razões para que não houvesse o desenvolvimento da indústria está o Tratado de Aliança e Amizade (1810), que dava vantagens para Inglaterra: os produtos ingleses entravam no Brasil com somente 15% de imposto (menos até que os produtos portugueses, sobre os quais recaiam 16%). Logo, perceba: a vinda da Família Real foi fundamental para permitir a industrialização, mas não para realiza-la. Em meados do século XIX, precisamente em 1844, a promulgação da Tarifa Alves Branco foi outro "empurrão" na indústria nacional, promovendo o aumento de impostos nos produtos importados. A lógica é: se você aumenta os impostos sobre as importações, o preço final de venda aumenta e, assim, você dá chance para que os produtos nacionais tenham competitividade. Esse ato, somado à Guerra de Secessão (1861 - 1865, EUA) e ao acúmulo de capital resultante do sucesso da cafeicultura, permitiu que algumas indústrias começassem a surgir pelo, então, Império brasileiro. É exemplo disso o famigerado Barão de Mauá. Apesar do aumento das indústrias a partir da segunda metade do século XIX, a participação desse setor na indústria nacional continuou baixo. Contudo, podemos dizer que o final do século XIX foi o princípio da nossa indústria. Ao longo do século XX, notadamente em São Paulo, houve um aumento no número de indústrias, porém sem ultrapassar a importância do setor agroexportador. Os incentivos mais substanciais do Estado brasileiro com a indústria ocorrerão a partir da Era Vargas, sendo Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek dois dos grandes incentivadores. Abraços, Profª Ana Luiza

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Rodrigo C.
Respondeu há 8 anos
Contatar Rodrigo
Tudo bem, Davi? Veja só, o termo correto para os processos de surgimento das manufaturas e pequenas indústrias no Brasil é: Surto Industrial. Isto é, durante um curto período de tempo específico, surgem indústrias, mas sem que esse processo tenha fôlego suficiente para avançar ao longo dos anos. A época que marca, de fato, o processo de industrialização brasileiro é a década de 1930, resultado de uma soma de fatores, dentre eles: --> Crise do Café (consequência da Crise da Bolsa de NY em 1929) --> 2ª Guerra Mundial (diminuiu o ingresso de produtos industrializados Europeus no Brasil, diminuindo, portanto, a concorrência para a indústria nacional) --> Ascensão política de Getúlio Vargas, com um projeto de desenvolvimento nacional com previsão de intervenção estatal, criando as indústrias de base para que o processo de industrialização pudesse ocorrer (Ex: Criação da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional. Espero ter ajudado! Se precisar de mais informações sobre o tema, estou à disposição para aulas! Um abraço!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa