Foto de Vitoria M.
Vitoria há 8 anos
Enviada pelo
Site

QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS MODIFICAÇOES QUE O PROCESSO DE INDUSTRIALIZACAO PROVOCOU NO ESPAÇO GEOGRAFICO BRASILEIRO? ESCREVA UM PEQUENO TEXTO SOBRE ISSO.

por favor,me ajudem! conto com voces!
Geografia
6 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 7 meses

O processo de industrialização no Brasil, que se intensificou ao longo do século XX, trouxe significativas modificações ao espaço geográfico brasileiro. Essas mudanças podem ser observadas em diversos aspectos, incluindo a urbanização, o deslocamento de populações e as transformações econômicas.

Primeiramente, a industrialização provocou um intenso processo de urbanização. As cidades brasileiras, especialmente nas regiões Sudeste e Sul, passaram por um rápido crescimento populacional. Esse fenômeno foi impulsionado pela migração de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores oportunidades de emprego nas indústrias emergentes. Como resultado, surgiram grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, que se tornaram polos industriais e econômicos.

Além disso, a industrialização levou ao desenvolvimento de infraestrutura, como redes de transporte, energia e comunicação, para atender às demandas das fábricas e da população urbana crescente. Isso facilitou a integração entre diferentes regiões do país, mas também criou disparidades, já que as áreas mais industrializadas receberam mais investimentos em comparação às regiões menos desenvolvidas, como o Norte e o Nordeste.

Economicamente, a industrialização diversificou a base produtiva do país, que até então era dominada pela agricultura. A indústria manufatureira tornou-se um dos principais motores da economia brasileira, contribuindo para o aumento da produtividade e da capacidade exportadora do país. No entanto, também gerou desafios, como a necessidade de qualificação de mão de obra e a dependência de tecnologia e capital estrangeiros.

Por fim, é importante destacar que os impactos ambientais também foram significativos. A industrialização contribuiu para a exploração intensiva dos recursos naturais e problemas ambientais, como a poluição do ar e da água, principalmente nas grandes cidades industriais.

Em suma, a industrialização alterou profundamente o espaço geográfico brasileiro, transformando a estrutura econômica, social e ambiental do país. Esses efeitos persistem até hoje, influenciando o desenvolvimento regional e as políticas públicas.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Rodrigo C.
Respondeu há 8 anos
Contatar Rodrigo
Olá Vitória, tudo bem? A industrialização alterou de forma drástica o espaço geográfico. O resultado mais visível dessa alteração são as grandes cidades, que não tinham características nem próximas das que existem hoje. A industrialização produz, no campo, o desemprego, devido à chegada das máquinas. E, ao mesmo tempo, produz novos empregos na cidade. O resultado disso foi o intenso processo de Êxodo Rural, isto é, saída das pessoas do campo para a cidade. Esse processo, por si só, já altera drasticamente o espaço geográfico. E quando verificamos que esse processo todo ocorreu de forma desordenada, sem planejamento, aí então as consequências são ainda maiores e trazem problemas que conhecemos bem nas grandes cidades brasileiras (Mobilidade Urbana/Trânsito, Poluição, Violência Urbana, Saneamento Básico, Habitação, etc.) Espero ter ajudado! E, se desejar, estou à disposição para ajudar com aulas sobre a matéria! ;) Um abraço!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Jessica A.
Respondeu há 8 anos
Contatar Jessica


A indústria é um dos principais agentes de transformação do espaço. Quando uma área antes não industrializada recebe um relativo número de fábricas, a tendência é receber mais migrantes para a sua área, acelerando a sua urbanização.

Com mais pessoas residindo em um mesmo local, gera-se mais procura pela atividade comercial e também no setor de serviços, que se expandem e produzem mais empregos. Entre outros aspectos positivos, menciona-se a maior arrecadação por meio de impostos (embora, quase sempre, as grandes empresas não contribuam tanto com esse aspecto).

Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água. Além disso, os incentivos fiscais oferecidos pelo poder público são criticados por fazer com que a população arque mais com os impostos do que as grandes empresas.

O poder de intervenção da indústria nas sociedades é tão elevado que até as suas modalidades de produção, ou seja, a forma predominante com que suas linhas de produção atuam, interferem na organização do espaço, gerando mais ou menos produtos e empregos, entre outros elementos. Na era do fordismo, a produção era em massa, com mais empregos situados no setor secundário; o que se transformou radicalmente na era do toyotismo.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Industrialização e seus efeitos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/industrializacao-seus-efeitos.htm>. Acesso em 05 de outubro de 2017.

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Evandro J.
Respondeu há 7 anos
Contatar Evandro
Oi Vitória! Tudo bom? Espero que sim! Vamos lá! Bom! O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas, sendo assim, podemos dizer que é um produto da ação antrópica (ação do homem através da tecnologia) e constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais, por isso, ele guarda consigo as marcas históricas das civilizações e suas transformações ao longo do tempo. Diversas foram as modificações que o processo de industrialização provocou no espaço geográfico brasileiro a começar pelo crescimento exponencial das cidades sobretudo pela intensificação do processo de urbanização. Você sabe o que é urbanização? Vou tentar resumir para você! Conceito: A urbanização refere-se ao crescimento das cidades em relação ao campo, ocorre quando há o aumento da população das cidades em relação ao campo. E aí você já viu! O crescimento acelerado dos grandes centros urbanos implica em grandes problemas a exemplo da “macrocefalia urbana” o que professor???? Isso, o crescimento urbano sem estrutura e condições dignas de vida decorrente do aumento de habitantes na cidade, causado sobretudo pelo fluxo migratório de pessoas em busca de melhores oportunidades. O inchaço urbano também acarreta outros problemas, tais como o de ordem ambiental. (Podemos falar melhor deste assunto em outra oportunidade) A industrialização cria novas demandas tais como: novas construções, Ressignificação de construções já existentes, aumento do setor comercial e de serviços, rearranjo de práticas econômicas em que o trabalho e o capital passam a transformar matérias-primas ou produtos de base em bens de produção e consumo que afetam e impactam diretamente a configuração do espaço geográfico. A atividade industrial também passa a demandar uma maior investimento em infraestrutura assim temos a ampliação dos modais de transporte tais como ferrovias , portos, rodovias para fins de escoamento da produção. Bom esse é um breve resumo do tema que você sugeriu!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Respondeu há 6 anos
Contatar Ester
A indústria é um dos principais agentes de transformação do espaço. Quando uma área antes não industrializada recebe um relativo número de fábricas, a tendência é receber mais migrantes para a sua área, acelerando a sua urbanização. Com mais pessoas residindo em um mesmo local, gera-se mais procura pela atividade comercial e também no setor de serviços, que se expandem e produzem mais empregos. Entre outros aspectos positivos, menciona-se a maior arrecadação por meio de impostos (embora, quase sempre, as grandes empresas não contribuam tanto com esse aspecto). Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água. Além disso, os incentivos fiscais oferecidos pelo poder público são criticados por fazer com que a população arque mais com os impostos do que as grandes empresas. O poder de intervenção da indústria nas sociedades é tão elevado que até as suas modalidades de produção, ou seja, a forma predominante com que suas linhas de produção atuam, interferem na organização do espaço, gerando mais ou menos produtos e empregos, entre outros elementos. Na era do fordismo, a produção era em massa, com mais empregos situados no setor secundário; o que se transformou radicalmente na era do toyotismo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Num sei!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa