Foto de Wendell Q.
Wendell há 2 anos
Enviada pelo
Site

Questão elaborada corretamente?

Olá, professores.

Houve uma questão de prova do meu filho que eu discordei da elaboração da mesma e considerei uma questão passível de anulação. A elaboração está correta? Poderiam me ajudar?

Questão: Exercícios de Geografia - UERJ 2015 - Com base na a... - Stoodi

Meu argumento para anulação:

Olá, professor, boa tarde. Estou olhando a prova do Henrique, e na questão 3 acredito que há um erro de elaboração da questão e não há resposta correta.

Com base no enunciado e nos mapas, nota-se que não há especificação de serem os mesmos atletas. No mapa, inclusive, não há jogadores saindo dos EUA para a Espanha, mas tem jogadores chegando de lá. Ou seja, não pode haver "Migração de retorno". Outro ponto são que os números de atletras transferidos para Espanha e da Espanha são diferentes. 

Toda a questão dá a entender que estamos falando de migração de vários países para a Espanha e de migração da Espanha para outros países.

Nenhuma das 5 respostas se encaixam no enunciado. 

Talvez a resposta que possa passar perto seja Transumância, mas de acordo com o que foi passado em sala (anotado pelo Henrique, e através de pesquisas na internet):

*Migração sazonal (ou transumância): se caracteriza por estar ligada as estações do ano. É um 
tipo de migração temporária onde o migrante sai de um determinado local em 
um certo período do ano e, posteriormente, volta alguns meses após. Esse 
movimento migratório também é chamado de transumância.*

Com base nisso, acredito que a questão deva ser anulada por não existir resposta correta.

Peço que analise a questão e me retorne, por favor. 

 

Resposta do professor: "Sr./Sra. Responsável, Boa Tarde! Tudo Bem? Acerca da questão mencionada, ela se caracteriza como uma das 3 de nível Difícil presentes na prova. O gabarito B (Movimento de Retorno) se configura como a opção correta visto que este tipo de processo migratório ocorre quando uma grande massa de trabalhadores volta ao seu local de origem em decorrência do arrefecimento socioeconômico de áreas que anteriormente apresentavam grande atrativo de mão de obra, devido ao esplendor de desenvolvimento prévio. Na imagem, vemos uma maior intensidade de trabalhadores saindo de uma área considerada como Central (Espanha) para regiões de caráter Periférico, como a América Latina, por exemplo. Esse quadro só se explica pelo Movimento de Retorno, visto que o continente europeu é historicamente uma zona de atração e não repulsão de mão de obra. De forma mais aprofundada, o próprio recorte histórico (2012 - 2013) auxilia nesta compreensão, visto que o território europeu sofreu sensivelmente por diversos anos a crise do mercado Subprime dos EUA, iniciada em 2008, fato que explica o não retorno para este país em especial. Este quadro de recessão foi mais veementemente sentido nos chamados PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha). Espero ter ajudado na compreensão da questão."

Professor Felipe B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Felipe

Olá, Wendell!

Tudo bem?

Passível de anulação não é, uma vez que, de fato é possível pensar uma aproximação do movimento de retorno com essa dinâmica.

No entanto, a questão foi uma "forcação de barra" para usar um exemplo do cotidiano. Uma aproximação que causa estranheza, principalmente, porque o fenômeno diz mais sobre outras questões.

Entretanto, ressalto, o movimento de retorno poderia ser melhor trabalhado com um cuidado a mais e mais clareza, sendo perfeitamente passível de questionamento,  porém, não de anulação.

Espero ter ajudado.

Grande abraço.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie uma dúvida grátis

Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Thiago F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Thiago Henrique

Após analisar o enunciado e os mapas, concordo que a questão apresenta uma falta de clareza na especificação dos atletas e na direção da migração.

 

De fato, não há indicação de que os atletas que migraram para a Espanha são os mesmos que saíram de lá, o que torna difícil identificar a migração de retorno. Além disso, como você observou, os números de atletas transferidos para a Espanha e da Espanha são diferentes, o que também dificulta a identificação da resposta correta.

 

Dessa forma, concordo que a questão não possui uma resposta clara e precisa, e pode ser considerada passível de anulação.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor