Olá, Yuri!
Que bom que você veio ao Profes.com.br!
Talvez este artigo ajude você a elaborar sua própria crítica sobre essas duas fotografias.
https://www.scielo.br/j/anaismp/a/wmCBTD9VxvNxqRTjDtcHnNd/?lang=pt
Espero ter ajudado,
Profe César
Ambas as obras "A Escadaria" e "Torre Shukhov" têm uma forte ligação com o movimento artístico russo conhecido como Construtivismo, do qual Alexander Rodchenko foi um dos principais expoentes.
"A Escadaria" é uma fotografia em que Rodchenko utiliza um ângulo incomum e abstrato para capturar uma escadaria, explorando linhas, formas e perspectivas de uma maneira que enfatiza a geometria e a estrutura. Isso é característico do estilo construtivista, que valoriza a geometria e a abstração para criar uma nova estética visual.
Por outro lado, a "Torre Shukhov" é uma fotografia que retrata uma estrutura arquitetônica icônica, projetada pelo engenheiro russo Vladimir Shukhov. Assim como em "A Escadaria", Rodchenko emprega uma composição angular e uma perspectiva incomum para destacar a geometria e a estrutura da torre.
Portanto, uma semelhança entre essas duas obras é a abordagem construtivista de Rodchenko, que se manifesta na maneira como ele manipula a forma e a perspectiva para criar imagens dinâmicas e abstratas.
Não sei se sua dúvida era voltada para se as escadas tinham alguma ligação, ou se fazem parte de uma série... mas de qualquer forma: não! São obras individuais :-) Espero ter te auxiliado, querido! Um bom aprendizado à você.